Atualmente, há milhares de sites de apostas esportivas disponíveis para o entretenimento do público e, nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado uma transformação notável nesse sentido à medida que a indústria de apostas online se expande em ritmo acelerado.
Hoje, o mercado de jogos proporciona um ambiente digital com uma série de atrações – estratégia que tem colaborado para a retenção de clientes e no aumento do tempo médio que o jogador permanece nos sites. Neste artigo da Control F5, você saberá quais foram os fatores que contribuíram com a popularização do setor no país.
Sites de apostas esportivas: por que o Brasil ocupa o pódio?
Com uma combinação de apostas esportivas, cassino e jogos, as plataformas têm proporcionado oportunidades de negócio em áreas correlatas. Uma recente pesquisa, realizada por especialistas em análise de mercado, revelou que o público brasileiro ocupa o terceiro lugar em consumo de plataformas de apostas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Inglaterra.
De olho nos dados
O estudo revelou números surpreendentes que destacam a popularidade dos sites de apostas esportivas no Brasil. Desde 2019, o tempo destinado às atividades relacionadas ao segmento cresceu incríveis 281%, totalizando 2 bilhões de minutos consumidos pelos brasileiros por mês.
Com uma base de 42,5 milhões de usuários, esse fenômeno digital atinge cerca de 32% da população online do país. Significativamente, a maioria desses consumidores, (aproximadamente 80%) fazem suas apostas exclusivamente por meio de dispositivos móveis, o que reforça o uso popular dos smartphones pela sociedade brasileira.
Uma análise mais abrangente do perfil dos usuários apontou que 49% do público apostador brasileiro faz parte da classe C, reforçando que apostar é uma prática que tem se tornado acessível, inclusive às camadas socioeconômicas menos favorecidas. Em relação ao gênero dos jogadores, os homens representam 61% dos consumidores, grande parte ultrapassando os 45 anos de idade.
Os fatores por trás do crescimento da indústria de jogos
Além dos dados anteriores terem ilustrado a amplitude e poder de impulsionamento dos consumidores de sites de apostas esportivas no Brasil, também pode-se atribuir a expansão do setor a uma série de fatores. Isso porque, com a progressiva popularização da atividade e sua acessibilidade, juntamente com avanços tecnológicos e somados à ampla cobertura de eventos esportivos por parte das operadoras, esses elementos foram fundamentais nesse processo.
O Brasil no contexto mundial
Além de liderar os números no cenário sul-americano, o Brasil se destaca globalmente, integrando um grupo seleto de nações com alto consumo de sites de apostas esportivas, juntamente com os Estados Unidos e a Inglaterra. A nível mundial, os cinco principais países consumidores desse mercado são, respectivamente, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, índia e Itália. Isso coloca o Brasil em uma posição de destaque no mundo das apostas online.
O papel das redes sociais
Além dos sites de apostas, as redes sociais desempenham um papel importante na vida dos apostadores brasileiros. Os números revelaram que 98% dos jogadores são usuários do Youtube, mais de 87% utilizam o Instagram, 86,5% acessam o Facebook e 54,4% consomem conteúdo no Tiktok. O levantamento também demonstrou que 39,9% preferem o Kwai, enquanto 36,6% navegam pelo X (antigo Twitter). Dessa forma, esses dados indicam uma interconexão entre a prática de apostas e o uso das redes sociais e sua influência sobre o apostador de acordo com os conteúdos que ele consome.
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