O que é uma análise de UX (experiência do usuário)?

Análise de UX

A análise de UX é um conjunto de táticas e diretrizes que melhoram a facilidade de uso e o fluxo geral do usuário de um produto digital. 

Uma boa análise de experiência do usuário, gera um conjunto de ajustes e aprimoramentos que, uma vez implementados, trarão uma melhoria significativa na experiência do usuário do produto. 

Estas melhorias podem ser desde o aumento na taxa de conversão ou o maior envolvimento e retenção do usuário, entre outras.

A chave para que uma análise de UX seja bem sucedida é a empatia: empatia com os usuários, suas vontades, o contexto em que eles usam um produto (dispositivos móveis, ou máquinas desktop no trabalho ), quais são as expectativas e percepções do produto e assim por diante.

Embora a pesquisa completa do usuário forme a base do processo de design desde o início, a conexão com as necessidades dos usuários deve ser contínua. 

A experiência do usuário é fundamental para o sucesso de um sistema

A melhor maneira de obter e manter a empatia é engajar-se com os usuários o máximo possível, seja através de testes, avaliações do suporte ao cliente ou interação regular com os usuários de alguma outra maneira. Isso é especialmente importante, ao tentar melhorar a usabilidade de um produto digital.

Normalmente, as empresas buscam uma análise UX quando um produto recebe feedback negativo dos usuários. 

Alguns exemplos são críticas negativas feitas nas lojas online de aplicativos, resultados ruins de uma análise de usabilidade ou desempenho baixo de uma rodada de testes. Tudo isso pode indicar problemas que existem com o fluxo do usuário. A  realização de uma análise UX descobrirá possíveis soluções.

Idealmente, as equipes devem realizar análises UX com frequência. Isso ajudará a empresa a monitorar mudanças no comportamento do usuário e encontrar oportunidades de melhoria

A análise de UX deve ser rotineira, especialmente após uma grande atualização do produto, para garantir que o fluxo geral do usuário não seja impactado negativamente.

O que a análise de UX deve levar em conta?

Após a realização de diversos testes de usabilidade, chega a hora da análise UX em si. O fluxo do usuário deve ser visto em cada detalhe e, ao mesmo tempo, de forma holística. A chave para fazer isso bem feito é questionar tudo.

Consideração das expectativas do usuário

Considere o que o usuário percebe e o que ele espera. Cada etapa e tela comunica o que deveria? A experiência de integração é útil? É óbvio para o usuário o que está sendo solicitado para que ele atinja seu objetivo?

Às vezes, o que um designer ou engenheiro acha óbvio pode ser confuso ou passar despercebido pelo usuário comum. 

Avaliação das heurísticas de usabilidade

Uma avaliação heurística é uma lista de regras práticas de design que se baseiam em convenções, padrões e práticas recomendadas para melhorar a usabilidade geral de um produto. 

Esses princípios de design visam a prevenção de erros. O objetivo é garantir que as principais heurísticas de usabilidade, dentre muitas existentes, estejam presentes nos processos.

Análise do número de etapas nos fluxos de usuários

É uma espécie de contagem do número de etapas de interação necessárias para atingir cada objetivo.

Considere como o número de passos e a complexidade de cada tarefa afeta o usuário. Tudo deve ser questionado. O usuário realmente precisa tocar nesse campo antes de preenchê-lo?, por exemplo.

Avaliação da estrutura do aplicativo

Considere onde cada recurso aparece no aplicativo e o quão fácil é alternar entre um recurso e outro. 

Observe como objetos de dados, como itens em um carrinho, preferências do sistema e notificações são manipulados em várias áreas do produto. Os usuários estão gastando muito tempo em uma seção de um aplicativo e perdendo notificações importantes de outra? Os usuários estão perdendo itens do carrinho quando pressionam o botão “voltar” e abandonando o carrinho frustrados? 

A confecção de um mapa de jornada do cliente pode ajudar a alinhar as descobertas da análise de dados entre vários pontos de contato em um produto.

Medição do sucesso

Uma análise de UX deve revelar áreas problemáticas que podem ser repensadas e influenciar futuras atualizações de design. O sucesso dessas modificações pode ser medido através das alterações nas avaliações dos usuários e com a execução de outra análise UX subsequente.

Melhora das métricas de sucesso

Considere a métrica de sucesso que a equipe analisou e formule uma hipótese sobre como melhorá-la. Um exemplo poderia ser: “simplificar o processo de inscrição e reduzir o número de etapas no fluxo resultará em uma taxa de conversão mais alta.” O número de etapas que um usuário deve executar para concluir uma tarefa geralmente corresponde à sua satisfação com a qualidade do experiência.

Com base nessa hipótese, o designer reformularia o processo de inscrição para ter menos etapas. Compare o número de etapas no fluxo original com o fluxo revisado. A equipe pode validar a hipótese analisando qualquer alteração nas taxas de conversão com a implementação do fluxo novo.

Simplificação do design

Outra maneira de avaliar o sucesso é considerar se mais elementos foram removidos do que adicionados, como texto ou telas. Uma interface mais simples é geralmente mais clara e fácil de entender e usar.

Ajuste do rastreamento de dados

O objetivo final da análise de UX é descobrir oportunidades que farão melhorias mensuráveis ​​no produto. 

À medida que o design é atualizado, é importante reconsiderar os eventos de interação do usuário que estão sendo rastreados na ferramenta de análise de dados da equipe, como cliques e conversões. 

Quando apropriado, podem ser adicionados novos eventos à ferramenta para que ela possa medir adequadamente as diferenças de conversão e retenção geral do usuário, quando as mudanças estiverem ativas.

Para que serve a análise de experiência do usuário?

O objetivo de seguir o fluxo do usuário de um produto por meio de uma análise de UX é melhorar o produto digital de forma significativa. 

Como designer, é fácil se perder em um produto e ignorar a perspectiva do usuário. A empatia é capaz de romper as limitações naturais e os vieses cognitivos de um designer. 

Há muitos ângulos a serem considerados ao fazer uma análise de experiência do usuário, Mas, de forma geral, a análise de UX visa simplificar tudo o máximo possível e reduzir o número de etapas necessárias para que um usuário alcance seu objetivo.

Se você precisa de uma análise de UX para seu produto, converse com a Control F5 Tecnologia.

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