Como funciona o processo de desenvolvimento de um software?

Como funciona o processo de desenvolvimento de um software?

Entenda melhor cada etapa da criação de um software ideal

É evidente que se você quer desenvolver suas operações e fazer sua empresa crescer, precisa de tecnologia. Mas, você sabe como funciona o processo de desenvolvimento de um software?

Na maioria das vezes, não vai adiantar pagar caro por um sistema padronizado, que não vai resolver exatamente o problema que sua empresa tem.

Você precisa de uma solução personalizada. Para isso, o processo de desenvolvimento de um software deve possuir diversas etapas que garantam que o resultado final seja satisfatório para sua empresa.

O período entre o início do desenvolvimento do projeto até a fase operacional é chamado de ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC, em inglês, Software Development Lifecycle). Geralmente,  processo de desenvolvimento de um software (SLDC) possui 7 etapas:

Planejamento

É a fase do “brainstorming”, quando a empresa reúne-se com os desenvolvedores do sistema e são analisadas todas as necessidades que o software deve atender. 

Os desenvolvedores precisam entender os requisitos da empresa, ou seja, exatamente o que ela quer. Por outro lado, a empresa também deve estar ciente daquilo que será ou não possível ser feito, bem como eventuais dificuldades que podem ocorrer no processo de desenvolvimento. 

Esta etapa deve priorizar a boa a comunicação entre o CIO, a equipe desenvolvedora e os usuários finais.

Análise de viabilidade

Nesta etapa, a equipe de desenvolvedores define todo o projeto em detalhes e verifica a sua viabilidade.

A equipe divide o fluxo de trabalho em pequenas tarefas, para que desenvolvedores, testadores, designers e gerentes de projeto possam realizar cada parte do processo. 

Deve ser definido tudo o que será viável em termos de custo, tempo, funcionamento, confiabilidade, etc.

Design de software

O design do software é o principal aspecto do ciclo de desenvolvimento de software. O design do sistema deve ser o mais claro possível. 

Esta fase envolve o design geral do produto, juntamente com a estrutura de dados e o design do banco de dados. O design de software pode utilizar muitas estratégias diferentes.

Atualmente, a Experiência do Usuário (UX) e o Design de Interface do Usuário (UI) são métodos bastante utilizados e que vêm melhorando o design e a usabilidade prática dos softwares.

Programação

Esta é uma fase crítica do SDLC. Profissionais bastante habilidosos precisam trabalhar para codificar e entregar o software desejado. 

Normalmente, a empresa de sistemas designa uma equipe de programadores para cada projeto específico. 

As tarefas são subdivididas em subfases denominadas “Alocação de Tarefas”, fazendo com que cada programador tenha sua própria atribuição.

Implementação e integração

Normalmente, o software contém um grande número de programas que exigem uma implementação cuidadosa e integração passo a passo, até o produto final.

Durante este estágio, a equipe do projeto verifica se software pode ser executado em vários sistemas. Em caso de erros, os testadores precisarão resolver os problemas.

Teste de software

Após a conclusão da codificação, o software é enviado para testes. O trabalho dos testadores tem um papel crucial para a qualidade do software e seu desempenho. 

Os analistas de qualidade vão testar o software usando vários casos de teste. Antes da instalação, qualquer produto precisa de verificação, como testes de software e depuração.

Quando o departamento de testes garante que o software está livre de erros, ele passa para o estágio final.

Instalação e manutenção

Finalmente, o software é entregue ao cliente para ser instalado nos dispositivos da empresa. Após a instalação, se o cliente precisar de alguma modificação, isso será incluído no processo de manutenção.

Agora que você já sabe como funciona o processo de desenvolvimento de um software, vai entender melhor o que esperar de uma empresa de TI.

O desenvolvimento de aplicativos, websites ou softwares são processos complexos, onde um passo errado em qualquer estágio pode prejudicar a qualidade do produto. 

Por isso, na hora de escolher a empresa de TI, avalie as opções com bastante cuidado. A Control F5 conta com uma excelente equipe de profissionais capacitados para desenvolver projetos exatamente de acordo com as necessidades reais da empresa. 

Entre em contato e conheça nosso trabalho.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!