Layout Responsivo: seu site adaptado à todas as telas

layout responsivo

 

Ter um Layout Responsivo em seu site para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários, independentemente do dispositivo que ele usa para acessar a internet, deve estar no topo das prioridades das empresas que almejam aumentar sua taxa de conversão e, consequentemente, alcançar o sucesso do seu ecommerce no mundo digital.

 

Esse é um dos pilares para desenvolver uma plataforma que contemple a praticidade e a qualidade do material na navegação dos internautas. Para que isso seja possível, o Head de Web Design da Control F5, Renato Dorado, preparou um material completo para que o conteúdo online da sua empresa agrade não só o Google, como também aos visitantes do seu website.

 

Layout Responsivo vs Layout Mobile: entenda as diferenças

Quando falamos sobre Layout Responsivo, podemos defini-lo como uma plataforma online que teve seu código modificado para que as páginas consigam adaptar-se a qualquer tamanho de tela, independentemente de sua resolução. Por outro lado, o Layout Mobile corresponde aos sites que foram desenvolvidos pautados na navegabilidade dos dispositivos móveis.

 

Ou seja, endereços de web com Layouts Responsivos conseguem exibir suas informações aos usuários adequando-se à tela que eles estarão utilizando naquele momento, seja nas variações de smartphone, tablet, desktop ou telas que possuam dimensões ainda maiores. Renato, inclusive, aponta que “Layout responsivo é o ponto mais importante em qualquer projeto, seja de site ou de plataformas, já que mais de 80% das visualizações são feitas via dispositivos móveis.

 

Já o Layout Mobile, por sua vez, não possui capacidade de adaptação à interface de um desktop. Visto que, o objetivo principal dos primórdios de sua criação foi de otimizar a performance em aparelhos móveis, como celulares e tablets, por exemplo.

 

As melhores ferramentas na criação do Layout Responsivo

Nosso expert de Web Design, comentou ainda, sobre as melhores e mais utilizadas ferramentas na criação de um Layout Responsivo:

 

Qualquer ferramenta de prototipagem vai atender a criação do layout responsivo, visto que, para isso, só é necessário o tamanho das telas, mas as mais usadas ainda são o figma e o adobe XD. E, nos softwares, são o Photoshop e o Adobe Illustrator. Sendo que eles são usados com base no tamanho de tela, então qualquer ferramenta vai dar conta do resultado.

 

3 vantagens em implementar um Layout Responsivo

Todo empreendedor que possui um negócio online precisa assegurar-se de que seus prospects consigam comprar em seu site de onde estiverem e na hora que desejarem. Mas como aliar esses pontos preservando a qualidade na navegabilidade do usuário? A resposta é simples e direta (e você já deve imaginar): possuindo uma loja virtual responsiva!

 

Acompanhe a seguir, as 3 principais vantagens em implementar um Layout Responsivo no seu ecommerce:

1. Aumenta a receita

Adotar essa prática em sua plataforma é uma ótima maneira de aumentar suas vendas. Isso porque, segundo pesquisas, 86% dos consumidores do Brasil conectados à internet costumam comprar online durante o ano todo e, desse total, 67% fazem isso por meio de seus celulares. Aliás, 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas.

 

2. Melhora o gerenciamento da página

Possuir uma versão única da sua página na web significa administrar melhor o seu site. Dado que, ao realizar uma atualização geral, isso se replicará de forma adaptada a todos os dispositivos. 

 

Aliás, Dorado, pautado em seu ponto de vista como profissional da área, complementa com outro fator muito interessante quando diz “A principal vantagem é que o projeto do cliente será visto em qualquer tipo de dispositivo sem distorção do idealizado pelo cliente ou pelo designer, sem adaptações ou gambiarras para apresentar o conteúdo”.

 

3. Proporciona boa experiência de navegação

A experiência do usuário relaciona-se com seu nível de satisfação ao navegar em determinado site. Sendo essa questão um fator determinante para evitar um aumento em sua taxa de rejeição (bounce rate). Visto que, estudos comprovaram um abandono de 25% nas páginas que demoraram cerca de quatro segundos para carregar.

 

A Control F5 desenvolve sistemas de automatização de processos e integração com serviços de terceiros Web e Mobile. Avaliamos o contexto em que as empresas operam através da análise de processos de negócio (BPM).

 

Para adequar-se à transformação digital, entre em contato com nossos especialistas.

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