Como pensar na jornada do usuário em seu site?

Jornada do usuário

Determinar quais são os objetivos do site ajuda na jornada do usuário

Quando uma empresa desenvolve um site, é fundamental pensar sobre como o usuário irá encontrar as informações que ele está buscando. Diante de tanta concorrência no mercado, ter um cliente potencial acessando o site de sua empresa é uma oportunidade que jamais deve ser desperdiçada. Por isso, a jornada de um usuário no site é tão importante.

Desde o momento em que um usuário chega ao seu site, até sair ou se converter em cliente, uma série de etapas o leva de um ponto a outro. Por isso, algumas dicas são fundamentais para que a jornada de um usuário seja bem estruturada:

Crie um mapa de jornada do usuário

A chave para qualquer boa viagem é saber onde você está começando e onde vai terminar. Para escrever bom um mapa da jornada do usuário, pense no caminho que você deseja que seus usuários sigam, desde o minuto em que chegam à sua página até a conversão e até talvez para um follow up.

Descreva detalhadamente cada etapa da jornada para que nenhum ponto venha a prejudicar este caminho. O destino final deve estar alinhado com a meta estabelecida para os visitantes que chegam à sua página, que pode ser desde a inscrição em um boletim informativo ou a realização de uma compra.

De forma geral, a jornada de um consumidor começa pelo estágio de conscientização, em que o cliente potencial tem um problema ou vê uma oportunidade. Em seguida, ele pode passar para o estágio de consideração, onde entende melhor algumas possíveis soluções para seu problema. A etapa final é a fase de decisão onde o consumidor decide qual é a sua solução.

Entretanto, é bom esclarecer que a jornada do usuário pode ser um pouco diferente para cada tipo de site.

Por exemplo, em um site de e-commerce, a jornada pode começar com um vídeo informativo, passar por uma relação de perguntas frequentes, ir para uma chamada para ação (CTA) e terminar com essa pessoa, felizmente, comprando o produto.

Por outro lado, um site de um escritório de advocacia pode estabelecer etapas diferentes, por exemplo, fazendo com que o usuário alinhe-se aos valores da organização, uma vez que não estará vendendo produtos.

Outro ponto a considerar é quando parte da jornada ocorre de forma não digital, como uma conexão inicial feita externamente e a venda final pelo site, por exemplo.

Foque sua atenção na página de destino almejada

Um passo importante ao traçar a jornada do usuário é determinar qual a página de destino que ele deve atingir. Lembrando também que é possível considerar mais de uma página de destino como alvo em seu site.

Por exemplo, se suas análises mostraram que a maior parte do tráfego vem por causa de um conteúdo, use este conteúdo como parte de uma landing page específica, incluindo nela um CTA.

Caso sua análise disser que a maior parte do tráfego chega a uma página específica do seu site, um artigo de blog, por exemplo, trate essa página como uma landing page.

Determine seu objetivo final

Antes de adicionar qualquer conteúdo a um site, é preciso saber qual o objetivo final da jornada do usuário.

Cada pequena interação com um site pode ter apenas um propósito simples. Entretanto, todas elas devem apontar para o objetivo final ou propósito maior.

Procure focar a experiência no site na ação principal que você deseja do usuário. Qual é o problema dele que você ainda não respondeu que pode deixá-lo relutante em dar o passo final? Como você pode responder efetivamente ao que este usuário busca?

Enfim, coloque-se no lugar do usuário e pense no que pode impedi-lo de comprar, entrar em contato com a empresa, se inscrever em uma newsletter, etc.

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