O Instagram como ferramenta de marketing

Com mais de 700 milhões de usuários o Instagram se posiciona hoje como uma excelente ferramenta marketing para gerar engajamento social para sua empresa, produto ou serviço. A rede possui suas peculiaridades e neste artigo vamos abordar algumas boas práticas que pode ajudá-lo a se posicionar melhor nessa rede social.

Pense na qualidade das fotos

O Instagram é uma rede social baseada em fotos. Essa afirmação pode parecer obvia, mas esse tem sido um dos principais motivos para que usuários deixem de seguir as empresas. É preciso gerar conteúdo agradável aos olhos.

Utilize fotos e mensagens exclusivamente criadas para essa rede social. Não utilize bancos de imagens para enriquecer seu conteúdo. Na falta de equipamento profissional, muitas vezes é preferível uma foto bem-feita com um bom celular do que uma imagem impessoal de um banco de imagens.

Sempre que possível utilize fotos com rostos de pessoas. Isso gera uma maior identificação por parte do usuário e por consequência o aumento no seu número de seguidores.

Poste com frequência

Postar esporadicamente dificilmente irá gerar um aumento significativo de seguidores ou engajamento. É importante manter uma frequência mínima de postagem. Normalmente uma ou duas postagens diárias é suficiente para a maioria dos casos, mas é importante fazer um estudo mais aprofundado para identificar a melhor estratégia de postagem para sua empresa, produto ou serviço.

Procure sempre postar conteúdo útil e interessante para seu público alvo. Quanto mais relevante e transformador for seu conteúdo maior a chance de você gerar engajamento e eventualmente até viralizar algumas de suas postagens.

Analise também os melhores horários para realizar as postagens. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para analisar estatisticamente o desempenho de suas postagens.

instagram

Pense nas hashtags

As hashtags proporcionam uma forma de tornar seu conteúdo acessível com base no assunto. Por isso não subestime o poder das hashtags. Mas como tudo que é demais sobra, exagerar nas hashtags pode ter o efeito colateral de gerar rejeição por parte da sua audiência.

Geralmente três hashtags são mais do que suficiente para tornar seu conteúdo acessível. Em alguns casos especiais você pode utilizar até cinco, contudo, estudos têm mostrado que exagerar nas hashtags é tão ruim quanto não fazer uso delas.

Crie promoções exclusivas

Sim. Exclusivas! Se você colocar a mesma promoção em todas as redes sociais ou estendê-la para quem for diretamente na sua loja, não existirá vantagem alguma para o seu cliente segui-lo no Instagram. Forneça uma vantagem REAL para ele fazê-lo.

Utilize as mensagens diretas

Quando seu cliente (ou cliente em potencial) visualiza uma postagem sua e têm uma dúvida ele provavelmente não irá pegar o telefone e ligar para sanar a dúvida. É mais provável que ele envie uma mensagem direta ali mesmo na tela do aplicativo.

Esteja preparado para atende-lo rapidamente e da melhor forma possível. Caso esteja terceirizando a gestão de mídias sociais certifique-se de prover todas as informações necessárias para a empresa ou profissional responsável pela interação com os clientes. Ele será a cara da sua empresa nas mídias sociais.

Conclusão

Utilizar o Instagram como ferramenta de marketing demanda a consciência de que esta possui características muito específicas e tem que ser pensada de maneira independente para que seja possível se beneficiar de todo o potencial que uma rede social com mais de 700 milhões de usuários pode oferecer.

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