Gestão de redes sociais: evite os erros

gestão de redes sociais

Todo mundo já sabe o quanto as mídias sociais ajudam na divulgação das empresas. No entanto, a falta de gestão de redes sociais é um problema que atinge muitos negócios, prejudicando as estratégias de marketing e dificultando o sucesso das suas campanhas.

É preciso romper a ideia de que a divulgação em redes sociais é simples, basta fazer uma fanpage no Facebook e esperar um grande número de seguidores. Ao contrário disso, existem planejamentos voltados especificamente para marketing nas redes.

Por esse motivo, se você quer se manter financeiramente saudável e construir um bom relacionamento com a sua audiência, nada de fazer uma divulgação “meia boca” nas redes, ou usá-las do mesmo modo que os seus perfis pessoais.

No artigo de hoje, conheça 5 erros em gestão de redes sociais que sua empresa deve evitar e saiba como solucionar esses problemas. Acompanhe a leitura!

1 – Falta de planejamento estratégico

Esse é um dos erros mais comuns quando se começa a fazer marketing nas redes sociais. Devido à facilidade de uso e a própria popularidade dessas plataformas, muitas pessoas acreditam que não é necessário fazer um planejamento estratégico.

No entanto, é justamente esse projeto que irá orientar as campanhas de divulgação da sua empresa, além de evitar a publicação de conteúdos de má qualidade, que podem prejudicar a reputação da empresa perante o público.

Por exemplo, se a intenção da sua empresa é aumentar o número de leads (potenciais clientes) que entram em contato com você, é interessante focar em postagens atrativas, que possam levar os usuários até essa ação.

Uma dica é lançar uma oferta de móveis planejados para banheiro, por exemplo, com a oportunidade de desconto para quem se cadastrar em uma newsletter, deixando o link disponível em uma publicação no Facebook.

Perceba que a postagem é orientada a um objetivo principal, que vai nortear a produção de conteúdo, para que a sua empresa consiga alcançar os objetivos desejados.

Além disso, o planejamento estratégico evita que você “perca o foco” do que publicar nas redes sociais. Afinal de contas, é preciso focar em materiais profissionais e ter uma frequência no compartilhamento de conteúdos.

De nada adianta criar um perfil no Instagram para a sua loja de toldo articulado, mas não alimentar a plataforma com fotos, vídeos e postagens relevantes ao seu público.

Com o planejamento, isso não ocorre, visto que uma das partes mais importantes do projeto é o cronograma de postagens.

2 – Não conhecer o público-alvo

O público é a chave para o sucesso do marketing nas redes sociais. Afinal de contas, você está se comunicando com alguém e é fundamental adaptar a linguagem para a audiência, bem como corresponder aos interesses, desejos e preferências dos seus clientes.

Por exemplo, se pensarmos em um usuário interessado em reforma comercial, ele provavelmente terá características específicas e algumas necessidades que o fazem procurar esse serviço.

É importante que a sua publicação conheça as dores do cliente, para traçar uma comunicação assertiva e com grandes chances de resultar em venda.

Até porque, de nada adianta ter um monte de seguidores, se nenhum deles realmente faz compra com a sua empresa, não é mesmo?

Para resolver este problema, a dica é fazer uma pesquisa de mercado. Assim, você pode coletar os dados a respeito do seu público e orientar melhor suas campanhas de marketing nas redes sociais.

Fora que essa pesquisa também te ajuda a escolher os melhores canais de divulgação. Pode ser que o seu público interessado no aluguel de andaimes, por exemplo, esteja presente no LinkedIn, não no Instagram.

Saber onde os seus clientes estão é uma boa maneira de iniciar o planejamento de marketing (ainda mais com a grande quantidade de redes sociais que existem).

3 – Despreparo na interação com os consumidores

As redes sociais também são plataformas de interação, onde os seguidores conseguem conversar com as marcas mais facilmente, em comparação com outros canais.

Por esse motivo, é importante que a sua equipe de marketing esteja preparada para interagir com os clientes, sempre que houver alguma interação (envio de mensagem instantânea, comentário em publicações, avaliações da página, etc.).

Inclusive, é possível configurar chatbots, que são robôs de respostas automáticas, para interagir com seus seguidores, mesmo fora do horário comercial.

Dessa forma, se alguém mandar uma mensagem perguntando o valor de um leitor biométrico, por exemplo, a pessoa não fica sem resposta. Só isso já cria um relacionamento melhor entre o lead e a marca.

Importante ressaltar que, hoje em dia, grande parte dos consumidores prefere entrar em contato com as empresas via redes sociais, devido à praticidade de comunicação.

Ou seja, aos poucos, essas plataformas estão substituindo os tradicionais SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor).

4 – Não postar imagens

Vivemos em um mundo com forte apelo imagético. Basta olharmos pela janela e percebermos o quanto as imagens estão presentes em nosso dia a dia: seja em uma divulgação em um outdoor ou em uma fotografia no jornal.

Na internet, essa relação com as imagens não é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brain Rules, as pessoas tendem a lembrar de 65% das informações, quando exibidas com recursos visuais.

Além disso, um estudo feito pela DMP demonstrou que o emprego de conteúdos imagéticos em publicações (como fotos e vídeos) é capaz de aumentar em até 48% o tráfego orgânico. Ou seja, as imagens têm poder de atração de leads.

Ao mesmo tempo, a CrowdRiff percebeu que 88% dos usuários do Pinterest tendem a comprar algo que eles marcaram como pin – e essa é uma rede social onde a predominância das fotografias é muito forte.

Sendo assim, na hora de elaborar o planejamento estratégico da sua rede social, vale a pena propor a inclusão de imagens e outros materiais visuais.

Por exemplo, os usuários vão se interessar muito mais por um vídeo de como é feita a limpeza de fachada, do que uma publicação longa, com um texto cheio de termos técnicos que dificultam a compreensão.

Inclusive, isso vale até para as legendas das suas publicações. No Instagram, que é uma mídia de forte apelo imagético, percebeu-se que a adoção dos famosos emojis nos textos é uma forma de engajar ainda mais o público.

5 – Não usar as funcionalidades das redes sociais

Diante do poder das redes sociais para os negócios, muitas plataformas começaram a atualizar seus recursos para versões Business, isto é, próprias para empresas (com destaque para o Facebook e o Instagram).

Desse modo, os empreendimentos têm à disposição uma série de ferramentas de marketing, que ajudam na atração do público e contribuem para maior expansão da marca. Além disso, é uma maneira de diferenciar a sua página profissional do perfil pessoal.

Utilizar essas funcionalidades das redes sociais é uma maneira de obter melhor alcance das publicações. Aliás, é nítido o quanto as empresas com uma boa gestão de redes conseguem se destacar no mundo online.

Há muitas funcionalidades específicas para os negócios, porém as mais conhecidas são:

  • Facebook e Instagram Ads;
  • Gerenciamento de anúncios;
  • Catálogo de produtos;
  • Instagram Shopping.

Essas funcionalidades podem ajudar também a encurtar a jornada de compras e facilitar a venda. O Instagram Shopping, por exemplo, permite marcar o preço e o código dos produtos diretamente em uma publicação.

Com isso, os seus clientes não precisam abrir um outro navegador para fazer a compra.

Em conjunto, vale ressaltar que as redes sociais também ajudam a fornecer informações rápidas aos clientes. Basta entrar na fanpage de uma empresa especializada em manutenção de elevadores e verificar as informações de contato, endereços, etc.

Por esse motivo, é importante preencher os dados corretos do seu empreendimento nas redes sociais e verificar constantemente essas plataformas, para atualizá-las quando for necessário.

Conclusão

As redes sociais chegaram para ficar. Com um enorme poder de divulgação, elas são excelentes ferramentas de marketing para as empresas de qualquer segmento, desde uma loja de alarme de incêndio, até profissionais autônomos.

Contudo, apesar de todas as vantagens dessas plataformas, muitas pessoas erram na hora de fazer um marketing direcionado, ainda mais porque acabam confundindo a atuação pessoal nas redes, com a criação de perfis/páginas profissionais.

Por essa razão, um ponto muito importante no marketing para as redes sociais é justamente ter uma gestão completa dessas plataformas, em conjunto com um planejamento estratégico, cronograma de postagens, pesquisas de mercado e, é claro, compartilhamento de conteúdo relevante.

O artigo de hoje buscou trazer alguns erros bem comuns na gestão de redes sociais e algumas dicas de como evitá-los. Dessa maneira, você conseguirá alcançar o sucesso com as suas publicações e expandir o reconhecimento da sua marca!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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