O efeito Near Miss (“Quase Acerto”, em inglês) foi idealizado em 1957 por B.F. Skinner, um psicólogo americano. Esse fenômeno psicológico tem sido despertado, estrategicamente, pelas casas de apostas online. O efeito, que trás a sensação de quase vitória, é uma ferramenta poderosa aos operadores de jogos e, normalmente, é aliado a uma série de artifícios que enriquecem a experiência do usuário, como as luzes piscantes, os efeitos sonoros e as animações vibrantes dos jogos.
Como funciona, cientificamente, o efeito Near Miss?
Em termos técnicos, o efeito Near Miss libera dopamina no cérebro, um neurotransmissor fortemente associado à recompensa. Quando seu cliente vivencia uma quase vitória, ele está experimentando um aumento temporário na sua atividade de dopamina, ou seja, nosso sistema de recompensa imediata. Dessa maneira, a sensação de quase ganhar pode ser tão recompensadora quanto alcançar a vitória de fato.
Para o usuário, o que acontece é que, quando ele quase ganha ou perde por pouco, o cérebro tende a interpretar essa situação como uma oportunidade perdida ou como um incentivo para continuar jogando. Embora essa estratégia tenha sido implementada mais frequentemente em loterias instantâneas e caça-níqueis, a técnica também tem se estendido à outras modalidades de jogos.
Estratégias Near Miss para sites de apostas
As casas de apostas online podem desenvolver uma série de táticas para aumentarem a probabilidade de acontecer um efeito Near Miss. Acompanhe a seguir alguns insights que a Control F5 preparou:
- Uso de gráficos, animações coloridas e brilhantes que criam um cenário de progresso ou proximidade de vitória;
- Ofertas especiais para jogadores VIP, integrantes de programas de fidelidade e até mesmo cashback por apostas perdidas;
- Jackpots altos também encorajam os usuários a continuarem jogando com o objetivo de atingir um prêmio ainda maior.
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