Gamificação no marketing: conheça essa estratégia

gamificação

A Gamificação é a prática da implementação de abordagens e mecânicas do universo dos jogos em experiências cotidianas e em diferentes setores, como vendas, marketing, relações sociais, educação etc. A intenção é transformar atividades corriqueiras e simples em algo mais interessante e dinâmico, dessa forma, acontece um aumento de resultado significativo em diversos âmbitos.

 

Pensando em um colaborador, por exemplo, ele pode receber uma premiação cada vez que atingir um objetivo do game. Esse tipo de ação promove a possibilidade de evolução intelectual e de desempenho do indivíduo por meio de técnicas de engajamento e motivação. Uma ideia interessante é mensurar seu desempenho por meio de uma avaliação, que pode partir do princípio do KPI (Indicador de Performance), para fornecer esse feedback à sua equipe. 

 

Do ponto de vista dos negócios, a Control F5 entende que a gamificação pode contribuir em muitos aspectos em sua empresa quando bem aplicada às suas estratégias de marketing.  Essa tática pode ajudar na divulgação da sua marca, no aumento das suas vendas, na captação de novos clientes e leads, e, ainda,  promover maior engajamento nos seus meios de divulgação.

 

Atualmente, podemos implementar a Gamificação em muitos contextos. Alguns deles são: treinamentos, processos seletivos, no plano de carreira, no seu plano de marketing, na comunicação interna da empresa etc.

Pilares da Gamificação

As empresas têm refletido cada vez mais a respeito de que a diversão é o melhor caminho para aprimorar o comportamento de seus contribuintes ou desenvolver uma boa estratégia de marketing digital.

 

À vista disso, já que a gamificação é composta por um sistema de recompensas, ela também norteia características naturalmente humanas que performam muito bem em ambientes corporativos: a cooperação e a competitividade. Sendo assim, conheça os principais pilares para montar um plano interessante:

 

  • Crie regras: assim como os jogos comuns, a abordagem da gamificação em um ambiente corporativo também deve conter regras;

 

  • Trace metas: objetivos de qualquer negócio podem fazer alusão às fases de um jogo quando falamos sobre modelos de gamificação;

 

  • Forneça feedbacks: dê um retorno aos seus colaboradores a fim de melhorarem (ou aprimorarem) seus pontos positivos e negativos;

 

  • Promova o aprendizado: jogos são um ótimo caminho para desenvolver novas habilidades cognitivas de uma forma mais descontraída;

 

  • Proporcione recompensas: uma premiação pode significar que você reconhece e valoriza o trabalho do seu colaborador.

 

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A Control F5 oferece uma gama de serviços que abrangem tudo o que sua empresa de gaming precisa para entrar e atuar no mercado brasileiro com segurança e sucesso.

 

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