O Data Mining (ou Mineração de Dados) foi criado baseando-se no desenvolvimento intelectual do ser humano, que se obteve ao observar padrões, elaborando hipóteses e validando-as. Com o advento da era do computador e sua inteligência artificial, foi possível armazenar milhares de dados impossíveis de uma mente humana guardar. Essa máquina criada pelo homem tem ajudado a civilização a processar dados e segmentar ideias.
Esse recurso vem sendo utilizado pelas empresas como grande ferramenta a fim de impulsionar os resultados de vendas com base na análise de dados. Antes de explicarmos o Data Mining, é importante relembrar que estamos vivenciando a grande era da informação e de um grande volume de dados. Todas essas informações criadas são reunidas, armazenadas e organizadas num enorme armazém digital, o qual chamamos de Big Data.
Esse processo facilita a tomada de decisão das empresas fundamentada em análise de dados e não por achismo. Entretanto, um grande volume de dados sem filtro e sem categorização pode dificultar o direcionamento de cada estratégia. E é exatamente isso que o Data Mining se propõe a realizar: explorar um grande volume de dados na busca de padrões consistentes. A ferramenta também utiliza princípios de associação ou sequências temporais a fim de detectar variáveis, classificando e formando automaticamente subconjuntos de dados, regras, hipóteses, dendrogramas entre outras finalidades.
Conheça as funcionalidades do Data Mining
Todos os dias empresas aglomeram um grande volume de dados brutos, sendo eles compostos por informações dos clientes sobre o que adquiriram, em qual momento e qual a quantidade de itens e/ou serviços comprados.
Ao realizar levantamentos e estudo desses dados a fim de analisar o comportamento e tendência de compra, sua empresa estará operando o business intelligence (BI). Porém, se fragmentados essa base de dados e aplicamos um filtro mais sensível e aprimorado na busca de padrões mais específicos e possíveis variações, estaremos praticando os princípios do Data Mining. Abaixo, seguem algumas das categorizações que a ferramenta fornece:
- Previsão da probabilidade;
- Captação e definição de dados desconhecidos;
- Agrupamento de informações para uma análise concisa;
- Automação de previsão de padrões fundamento em análises de tendências e comportamentos;
- Grande auxílio e influência na tomada de decisão.
Por que a ferramenta é importante para as empresas?
Com a conquista de públicos cada vez maiores, contar com o auxílio de uma ferramenta como o Data Mining ajuda a otimizar o tempo e análise estratégica das empresas. Não são necessários vendedores para identificar os padrões comportamentais de seus clientes, pois essa inteligência artificial ajudará sua empresa a enxergar os dados mais importantes com clareza – já que transaciona nos âmbitos de pessoas, máquinas e negócios.
O Data Mining também facilita identificar quando será o momento mais propício para a antecipação de sua demanda ao possibilitar analisarmos o comportamento de consumo e intenção de compra. Desse modo, possibilita às empresas realizar planos preventivos e identificar melhorias.
Outra grande funcionalidade é a possibilidade de estudar os dados da concorrência. Essa análise permite que façamos um planejamento guiado por dados das ações de mercado de outras empresas, nos concedendo uma enorme vantagem competitiva.
Quer ficar por dentro das novidades tecnológicas para impulsionar suas vendas? Conte com a Control F5! Entre em nosso site e agende uma reunião conosco agora mesmo!