As linguagens de programação são o intermédio entre a comunicação do hardware (máquina) e o programador. É um tipo de linguagem formal que funciona por meio de instruções técnicas que contenham símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas. Esse conjunto de detalhes técnicos possibilitam que o profissional da área desenvolva programas a partir de um grupo de regras, ações constantes, algoritmos e dados.
Tipos de linguagens de programação
É por meio de linguagens de programação que é possível solucionar e otimizar os obstáculos da área de tecnologia computacional. A título de exemplo, podemos citar a capacidade tecnológica do software em saber o que executar, levando em consideração as variáveis existentes, assim como quais dados operar e como devem ser transmitidos e armazenados.
Sobre os tipos de linguagens de programação, a Control+F5 IT destaca três delas, sendo:
- Alto Nível: linguagens que se assemelham à comunicação humana, sendo viabilizada por meio de tradutor ou computador;
- Baixo Nível: linguagens que se aproximam à linguagem da máquina, comunicando-se de forma ágil e otimizada com o computador;
- Paradigma de Programação: metodologia que proporciona ao programador ampla visão sobre a estrutura e atuação do programa.
As 5 principais Linguagens de Programação em 2023
As linguagens de programação são aliadas essenciais aos desenvolvedores que desejam gerar softwares, aplicativos e soluções tecnológicas. Por isso, conheça a seguir, as principais tendências da área para 2023.
1. Python
Quem fica no topo das linguagens de programação é, sem dúvida, a Python. Tanto por ser considerada de alto nível quanto por apresentar diversas funcionalidades – que vão desde a análise e visualização de dados até o desenvolvimento, automação web e prototipação.
2. JavaScript
A união do JavaScript à HTML e CSS, possibilita a construção de uma web front-end. É comumente utilizada na construção de sites interativos e facilitadora de profissionais iniciantes no segmento de tecnologia por oferecer um design amplamente intuitivo.
3. Ruby
Linguagem de código aberto, apresenta uma sintaxe similar à língua inglesa e é popularmente usada em operações web, análise de dados e prototipação. Dentre seus maiores diferenciais podemos destacar a alta segurança, baixa manutenção e ótima opção ao desenvolvimento full-stack.
4. SQL
A Structure Query Language (ou SQL) é a 3ª linguagem mais utilizada no universo da programação. Isso porque ela possibilita aos profissionais da área manipularem, organizarem em queries e gerenciarem banco de dados.
5. Swift
Criada pela Apple, Swift é uma das ferramentas mais modernas da atualidade, visto que permite uma programação tanto simultânea quanto concorrente, além de gerenciamento automático de memória.
Conheça as Linguagens de Programação da Control F5
A Control+F5 IT desenvolve sistemas de automatização de processos e integração com serviços de terceiros Web e Mobile. Avaliamos o contexto em que as empresas operam através da análise de processos de negócio (BPM).
Com o mapeamento de processos, identificamos de forma clara as necessidades de sistemas para o apoio à operações, bem como de integração com meios de pagamento, contabilidade, soluções fiscais, compliance, entre outros.
Agende uma reunião com nosso time de desenvolvedores.