Windows vs Linux: comparação dos sistemas operacionais

Windows vs Linux

Windows vs Linux? Qual escolher? Esses dois sistemas operacionais disponíveis no mercado têm dificultado a escolha dos usuários. Visto que são muitos detalhes que devem ser observados para que tomemos a melhor decisão, ou seja, a que atenda às nossas necessidades. Para te ajudar nessa, a Control F5 fez uma seleção das principais diferenças entre as tecnologias, para conferir, continue a leitura deste artigo.

 

Batalha Windows vs Linux: saiba das 6 principais diferenças

1. Acesso ao código fonte

Este é um fator muito discrepante na disputa entre Windows vs Linux. Isso porque com o último você consegue acessar o código fonte completo, ao contrário de seu concorrente.

2. Windows vs Linux quanto às suas flexibilidades de licença

A licença da Microsoft apresenta mais restrições. Num exemplo hipotético, se você adquiriu doze licenças para o seu negócio, você tem permissão para instalar o Windows de forma legal em 12 computadores, um número excedente a esse pode acarretar em quebra de contrato. Já o Linux oferece mais liberdade tanto para modificar, relançar ou até mesmo vender seus apps.

3. Linha de comando para os negócios

Para um usuário comum, a linha de comando não irá interferir em sua experiência de uso. Entretanto, para fins administrativos seu acesso é sempre bem-vindo. O Linux costuma deixar a ferramenta bem visível aos seus clientes, já para encontrá-la no outro sistema operacional, é preciso navegar por um pouco mais de tempo, fazendo o caminho “executar” e entrar com “cmd” – o que prejudica a praticidade do produto.

4. Personalização na batalha Windows vs Linux

A versão visual que o desktop da Microsoft apresenta é provavelmente a final, não há opções de personalização quanto a esse quesito. Por outro lado, no Linux você pode fazer alterações em muitos pontos, o que inclui desde uma interface gráfica simples até uma adaptação 3D completa.

5. Montagem automática de mídia removível

Com o Linux, você mesmo “monta” sua unidade de CD para acessar a mídia dentro dele e essa escolha tem um porquê: impede que outras pessoas substituam seus arquivos. Para reforçar essa ideia de segurança, subsistemas são criados e programados para que você consiga usar um dispositivo removível igualmente como faria no Windows.

6. Suporte online

Quanto à qualidade do suporte online de ambos os sistemas operacionais, eles se assemelham bastante. No entanto, o único ponto de diferenciação entre os dois é de que, se você for uma pessoa impaciente (ou muito ansiosa), certamente não irá gostar do tempo de espera de 10 minutos, horas ou até mesmo dias que o Linux pode te fazer aguardar por uma resposta.

 

As tecnologias estão em constante evolução. É necessário manter-se atualizado e informado. A Control F5 oferece as melhores soluções tecnológicas para a sua empresa.

 

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!