SEO se origina do termo “Search Engine Optimization” (otimização para mecanismos de busca) e pode ser definido como um conjunto de técnicas de otimização dos conteúdos de sites, blogs e páginas da internet com o intuito de conseguir melhores posicionamentos nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
Em uma conversa com Tatiana Peterson, Head de Conteúdo da Control+F5, nossa especialista em Marketing Digital abordará ao longo deste artigo 5 dicas importantes sobre SEO para melhorar o rankeamento do seu site, atrair mais leads e aumentar a receita do seu negócio. Para saber como chegar ao topo do Google, continue a leitura.
Como é a interação entre os motores de busca e o SEO?
Em primeiro lugar, é importante que entendamos sobre o que são motores de busca. Peterson, inclusive, exemplifica bem sua definição quando menciona “A internet revolucionou o acesso à informação, dessa forma, os motores de busca atuam como um filtro, sugestionando conteúdos para sanar qualquer tipo de dúvida que os usuários possuam em apenas alguns segundos”.
A relação entre os motores de busca e SEO se estabelece por meio de um Ranking, onde o método mensura a relevância de determinado conteúdo de um site ou blog. Dessa forma, a partir de uma avaliação de critérios pré-estabelecidos pelo Google, os buscadores selecionam uma página e a exibem onde ela fará mais sentido de acordo com o contexto da pesquisa do usuário.
Conheça os principais fatores de ranqueamento em 2023
Nossa expert em conteúdo afirma que “Apesar do Google manter a 7 chaves o segredo sobre os critérios de seleção do algoritmo (critérios esses que ultrapassam mais de 200 fatores), separei um compilado dos principais princípios de rankeamento”.
À priori, Tatiana separa esses fatores em dois grupos: o SEO on-page e o SEO off-page. O primeiro aborda aspectos de ranqueamento que fazem parte do seu site e que você deseja otimizar, como por exemplo, o próprio conteúdo, assim como seus títulos, desempenho e layout da página. Já o segundo refere-se aos pontos de avaliação de SEO que o Google analisa. A partir disso, atente-se às seguintes colocações:
SEO On-Page
Alguns detalhes do seu site precisam ser levados em consideração se você deseja chamar a atenção dos motores de busca, como:
- Qualidade do conteúdo: deve ser relevante, sucinto, acessível ao perfil da persona e solucionar seu problema;
- Tempo de permanência: segundo nossa Head de Conteúdo, “quanto mais tempo o internauta passa dentro do seu site, mais o Google entende que ele possui valor”;
- Design responsivo: atualmente, é possível realizar pesquisas por meio de diversos modelos de dispositivos, por isso, atente-se à adaptabilidade do seu layout a todos eles.
SEO Off-Page
Agora, chegou o momento de se familiarizar com os aspectos externos que impactam no posicionamento do seu site, confira.
- Link Building: são menções externas que sua página recebe de outros sites;
- Guest Posts: são conteúdos colaborativos para outros sites em troca de menções ao seu;
- Autoridade: quanto mais links se referirem à sua página, mais o Google entende a relevância dela.
5 dicas de SEO para se tornar o melhor amigo do algoritmo
Agora que você entende os principais fatores que influenciam no sucesso do seu site, que tal colocar em prática as 5 principais dicas que Tatiana Peterson separou? Acompanhe a seguir.
1. Estude palavras-chave
Como enfatizou nossa especialista “deve-se escolher a palavra-chave ideal para além de critérios de volume de busca, seja ele de menor ou maior escalabilidade. Neste momento, é fundamental priorizar sua persona e a solução para o problema dela”.
2. Invista em palavras-chave de cauda longa
As também conhecidas como “long tails” são ótimas estratégias, isso porque são menos concorridas, favorecendo o ranqueamento da sua página.
3. Mantenha seu conteúdo atualizado
Chegar ao topo não é fácil, manter-se nessa posição é ainda mais difícil. Para “chegar lá” ou continuar fazendo parte da primeira página, é essencial atualizar seu conteúdo com certa frequência.
4. Favoreça a interação na sua página
Incentive um campo de diálogo, debates ou até mesmo dúvidas nas suas publicações. Todas essas interações contribuem para o fortalecimento do seu engajamento.
5. Mantenha a frequência das suas publicações
“Você não precisa, necessariamente, manter um cronograma de postagem diária”, diz Peterson, “mas estabeleça certa frequência, visto que o descompromisso com seu site pode prejudicar seu ranqueamento”.
A Control F5 é uma agência de publicidade diferente de tudo o que você já viu. Somos especializados em marketing digital e podemos fazer o seu negócio crescer de verdade!
Entre em contato conosco para desenvolvermos uma estratégia completa para a sua empresa.