Saindo da crise do Coronavírus: é hora de se reinventar

salvar sua empresa da crise

Aprenda como salvar sua empresa da crise do Coronavírus

A Control F5 lança hoje uma série de posts para que você aprenda boas estratégias para salvar sua empresa da crise do Coronavírus.

A crise impulsionada pela pandemia de Coronavírus é, infelizmente, uma realidade mundial. Más notícias em todos os lugares, pessimismo e incertezas assolam os jornais todos os dias.

Então, nossa primeira dica é: afaste-se desse tipo de notícia o máximo que puder. Respire fundo e entenda que o tempo vai passar, o mundo vai continuar e é hora de se reinventar.

É por isso que aqui traremos nessa série especial dicas estratégicas positivas para que você prepare sua empresa para o futuro.

3 dicas de um especialista internacional para medir a saúde da sua empresa

De acordo com o site Pequenas Empresas Grandes Negócios, o empreendedor americano do vale do Silício Steve Blank desenvolveu um manual de sobrevivência que ajuda os pequenos negócios a superar a crise do Coronavírus.

Para o empresário, é muito importante procurar manter os clientes e seus funcionários o mais seguros possível em relação aos negócios e empregos. Para isso, é importante que você tenha a real noção da situação da sua empresa.

Saiba quanto você gasta

O primeiro passo é fazer um balanço dos gastos mensais da empresa. Coloque na ponta do lápis os gastos fixos, como aluguel, e os variáveis, como salários e comissões.

Se você gastar menos do que recebe, significa que você tem uma receita positiva. Se você perceber que está gastando mais do que ganha, seu saldo é negativo e isso significa que você está tendo prejuízos.

Parece óbvio, mas muitas vezes as pequenas e médias empresas carecem de um controle rigoroso das contas. E isso é fundamental em tempos de crise.

Revise o modelo do seu negócio para salvar a sua empresa da crise

O cenário único provocado pela pandemia no mundo dos negócios faz com que todas as empresas estejam mergulhadas em um tempo totalmente novo.

Isso significa que você deve rever o seu modelo de negócio. Steve Blank fala que se seus planos estiverem iguais aos de um mês atrás, você provavelmente ainda está na fase de negação das mudanças.

Na prática, isso significa que você deve se questionar se aquilo que você faz será útil a longo prazo.

Por exemplo, caso você faça negócios com outras empresas (modelo B2B)  como estão as vendas dos seus clientes? Eles tem planos de fechar a empresa ou demitir funcionários? Caso as respostas para isso sejam afirmativas,você deve revisar sua estimativa de receitas.

O mesmo raciocínio é válido se você vende diretamente ao consumidor final (modelo B2C). Os clientes continuam comprando de você? Nesse momento, caberá ao empreendedor perceber qualquer mudança e agir rapidamente.

Avalie suas estratégias de acordo com a duração de cada situação

A crise no seu ramo irá perdurar por 3 meses, 1 ou 3 anos? Projetar a duração do prejuízo é uma forma de se preparar para vencê-lo.

Se você acha que sua situação ficará abalada por 3 meses, tente congelar gastos variáveis, como as contratações e viagens de pessoal.

Se você concluir que o problema irá se prolongar por mais tempo, é necessário criar estratégias mais duradouras.

Por exemplo, caso a crise para a sua empresa potencialmente dure por 1 ano, você já pode considerar reduzir os gastos variáveis. Durante esse tempo, é possível que precisem ocorrer demissões e diminuição de comissões e salários, por exemplo. É interessante também conseguir renegociar os seus gastos fixos.

Um e-commerce será quase obrigatório

Embora cada negócio tenha uma dinâmica diferente, as lojas virtuais serão uma tendência bastante forte, inclusive após o fim da pandemia.

Mesmo que os isolamentos mais rígidos cheguem ao fim em um curto espaço de tempo, já é quase certo que medidas mais brandas de distanciamento social serão necessárias por um período em torno de 18 meses. Assim, as compras à distância irão atrair um número crescente de consumidores.

Se você pretende criar um e-commerce, como fazer com que mais clientes conheçam e comprem na sua loja virtual?

Para tornar seu e-commerce conhecido e fazer sua empresa vender mais e superar a crise, você precisa de um trabalho sólido na área de marketing.

Isso não significa que você precise ter mais gastos. Converse com a Control F5 Marketing e descubra como você pode investir pouco ou nada para reinventar sua empresa em meio à crise do Coronavírus.

Estamos oferecendo condições especiais para pequenas e médias empresas. Entre em contato com a gente como quiser. Aqui está nosso site e contatos. Vamos crescer juntos e superar essa crise.

 

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