As Redes Sociais mais usadas no Brasil
O Brasil é um dos países que mais passam tempo navegando pelas redes sociais, e não é de se espantar que o Facebook siga firme como a mais popular, não só no Brasil como no mundo. Mas além do Facebook, outras plataformas surgem como terreno fértil onde o Marketing Digital ainda tem sido menos explorado. Listamos abaixo as principais redes sociais mais usadas no Brasil.
A rede social com mais usuários ativos em todo o mundo também uma das redes sociais mais usadas no Brasil, com mais de 139 milhões de contas cadastradas, ficamos atrás apenas da Índia e Estados Unidos.
O Facebook tem uma gama muito ampla de funcionalidades e ferramentas, que permitem um marketing abrangente e ao mesmo tempo direcionado ao seu público alvo.
Isso faz do Facebook uma plataforma de Marketing Digital indispensável para qualquer empresa que aplique sua publicidade para esta área.
De acordo com o Social Media Trends 2018, o Instagram foi a rede social que mais cresceu em números de usuários esse ano, garantindo o segundo lugar como uma das redes sociais mais usadas no Brasil.
Com toda sua essência voltada ao visual, possui várias ferramentas de edição e filtros. Comprado pelo Facebook em 2012, vem ampliando possibilidades de interação, como vídeos mais longos e os Stories, que é uma nova oportunidade de aproximação com seus seguidores, onde você pode conectar o lado mais humano de sua marca, mostrando os processos e o cotidiano da empresa.
É uma rede social com muitos aspectos semelhantes ao Facebook e redes similares, porém é voltada exclusivamente para o mundo corporativo, e dentro desse campo, é a maior rede social atualmente.
Suas principais funções são desde trocas de experiências de trabalho em diversas comunidades a contratações de profissionais por empresas cadastradas.
O Twitter teve seu ápice de popularidade em torno de 2009, e desde então sua procura vem caindo, mas ainda continua como uma das principais redes sociais do mundo e vale a pena utilizá-lo como ferramenta de divulgação.
Atualmente é bastante usado para comentários e debates entre usuários enquanto assistem a um Talk Show, eventos esportivos, noticiários e outros programas de TV.
O WhatsApp é de longe a rede social de mensagens instantâneas mais usada no Brasil. Com possibilidade de chamadas de áudio e vídeo independente de operadoras, envio de imagens, áudios e arquivos, e formar grupos de conversa, é um aplicativo essencial desde o uso pessoal ao mundo corporativo.
Facebook Messenger
Para poder enviar mensagens instantâneas entre usuários do Facebook através de um Smartphone, é necessário fazer o download desse aplicativo. A separação do Messenger da plataforma do Facebook possibilitou um upgrade de recursos. Agora o Messenger também possui a função Stories, e ferramentas muito interessantes para empresas como Bots e programações para respostas inteligentes.
YouTube
Quando se trata de plataforma de vídeos online, o YouTube é sem dúvida a rede social de maior referência na atualidade. Atuando desde 2005, já conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o que faz dele um meio de divulgação indispensável, contando que o formato do vídeo é uma das principais apostas do marketing moderno.