Seja empreendedor ou criador de conteúdo, o Marketing (MKT) é a estratégia mais importante, entre todas as que precisam ser colocadas em prática, quando pensamos em ter bons resultados. Isso porque as táticas usadas são as responsáveis por garantir o crescimento da empresa no mercado.
No entanto, o MKT possui diversas vertentes, cada uma especializada em uma área diferente, todos com o intuito de oferecer o melhor para o público-alvo. Aliás, para os negócios, ele representa o relacionamento com o cliente por meio de atração, conversão e retenção.
Mas como escolher a estratégia ideal para o seu empreendimento? Para ajudar você a responder essa pergunta, listamos para você os principais tipos de marketing e como podem ser aplicados. Confira!
Marketing Digital
Em primeiro lugar da lista temos o Marketing Digital, que é as estratégias voltadas para divulgação da marca na internet. Nesta modalidade são usados canais online, onde os resultados podem ser analisados de imediato.
Por exemplo, o anúncio de uma injetora de plástico nas redes sociais, onde o alcance é instantâneo e possibilitam a análise através dos mecanismos disponíveis nas plataformas.
Aliás, as vantagens que pode oferecer são diversas, entre elas a personalização das ofertas, público segmentado, fidelização de clientes e presença online. Na prática, pode ser usado em: Produção de Conteúdo, Email, Redes Sociais, Otimização de Conversão (CRO) e Otimização para Motores de Busca (SEO).
Marketing de Conteúdo
Outro que se destaca entre os tipos de marketing é o de conteúdo, onde o foco é a criação e entrega de um conteúdo relevante, podendo ou não promover a marca. Na prática isso pode ser usado com a finalidade de ajudar o consumidor a resolver um problema, mas sem divulgar diretamente o seu produto.
Suponhamos que você seja um fabricante de embalagem para picolé, você pode criar um vídeo mostrando como funciona o processo de fabricação, causando curiosidade e interesse do público sobre a marca.
Marketing de Relacionamento
Um dos principais interesses do marketing é a fidelização do cliente e para garantir que isso ocorra de forma efetiva, temos o marketing de relacionamento. Nele são usadas estratégias que possibilitam a aproximação entre marca e consumidor.
Quando bem executado, o público pode se tornar um dos maiores defensores da empresa. Mas, para isso, é preciso oferecer ao público algo que o convença a ser um cliente.
Inbound e Outbound
Neste último tópico temos duas categorias importantes para a área, o Inbound Marketing e Outbound Marketing.
O Inbound é as estratégias que atraem e convertem os clientes usando conteúdo relevante, através de mecanismos de busca, blogs e redes sociais.
Já o Outbound são as estratégias que possuem o viés do marketing tradicional, ou seja, o cliente que busca você é o seu serviços ao ver a divulgação, por exemplo a de rótulos adesivos, um que podem ser feita no rádio, TV, jornais, revistas, patrocínio de eventos e outros.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários. E, para ficar sempre bem informado, continue acompanhando nossos conteúdos.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.