Quais as novas tecnologias utilizadas no EAD?

Conheça algumas das tendências tecnológicas que começam a ser utilizadas no ensino à distância

Embora os países estejam em estágios diferentes das taxas de infecção por COVID-19, em todo o mundo existem atualmente mais de 1,2 bilhão de crianças em 186 países diretamente afetadas pelo fechamento das escolas. Por isso, cada vez mais é fundamental implementar novas tecnologias no EAD.

Com essa mudança repentina da rotina da sala de aula em muitas partes do mundo, nos perguntamos se a adoção do aprendizado online continuará a persistir após a pandemia e como essa tendência vai afetar o mercado educacional mundial.

Mesmo antes do COVID-19, já havia um alto crescimento e adoção de tecnologia educacional, com investimentos globais chegando a US $ 18,66 bilhões em 2019.

O mercado global de educação online é projetado para atingir a cifra de US $ 350 bilhões em 2025. Seja em aplicativos de idiomas, tutoria virtual, ferramentas de videoconferência ou software de aprendizado online, houve um aumento significativo no uso de tecnologia em EAD, mesmo antes da pandemia.

Em meio a todo esse cenário promissor para o crescimento da educação à distância, novas tecnologias são cada vez mais implementadas. Conheça então as principais tendências tecnológicas do ensino à distância.

Big Data

O Big Data aplicado ao setor de EAD, compreende os dados gerados pelos alunos enquanto participam de um módulo de treinamento ou de um curso.

Por exemplo, se um funcionário está interagindo com um módulo de treinamento baseado nas políticas da empresa, seu progresso, compartilhamento social, resultados de avaliação e outros dados relevantes gerados ao longo do curso são chamados de “big data”.

O Big Data permite que os especialistas em EAD entendam como os usuários estão digerindo as informações e quais aspectos da aprendizagem são mais atraentes para eles. Além disso, permite identificar interações de aprendizado que precisam ser melhoradas dentro de um módulo ou curso.

Com base nos padrões de aprendizagem, os especialistas em EAD podem prever onde os alunos podem se sobressair ou ter mais dificuldades. Dessa forma, é possível melhorar os cursos para sejam obtidos os melhores resultados possíveis.

Esta é a MHYanaze & Associados. A plataforma traz cursos de Comunicação e Marketing voltados para empresas.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial está revolucionando toda a experiência do eLearning devido às várias vantagens que ela oferece.

Modelos avançados de IA podem resolver muitos problemas para os usuários de uma maneira mais abrangente, em comparação aos currículos típicos da sala de aula. Além disso, a tecnologia também pode criar experiências mais realistas em comparação com as aulas tradicionais.

Para usar a IA no EAD, a empresa deve ter acesso a um mecanismo de IA para eLearning, bem como o trabalho de programadores que possam codificar as interações e experiências de aprendizagem.

Realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia que utiliza fones de ouvido de realidade virtual ou ambientes multiprojetos, algumas vezes também em conjunto com ambientes físicos, a fim de criar sons, imagens e outras sensações realistas que promovam a sensação de presença física de um usuário em um ambiente virtual.

A aplicabilidade funcional da Realidade Virtual a tornou uma tecnologia bastante popular no EAD.

As aplicações da realidade virtual nas áreas de Medicina e Física têm se mostrado bastante promissoras.

A realidade virtual pode trazer aos alunos um ambiente envolvente e profundamente didático.

Um tipo de motivação aprimorada para aprender é outro benefício importante. Com a RV os alunos não ficam presos a páginas e páginas de texto e ilustrações, tendo a chance de realmente passar pela experiência e tirar o máximo proveito dela.

Para implementar a realidade virtual no EAD, uma empresa precisa de um desenvolvedor que trabalhe com software como o Unity 3D.

O Sens For Seniors é uma plataforma EAD especializada em cursos para alunos acima de 50 anos.

sensforseniors

 

Machine Learning

O Machine Learning é um campo da ciência da computação que dá aos computadores a capacidade de aprender sem serem diretamente programados. Há uma série de benefícios que o Machine Learning pode oferecer aos alunos online, bem como às organizações que investem em plataformas LMS.

Primeiro, o Machine Learning tem a capacidade de oferecer mais soluções personalizadas de EAD, com base no desempenho passado do aluno e nas metas de aprendizado. Em segundo lugar, permite uma alocação eficiente de recursos, uma vez que os alunos recebem os melhores recursos de EAD necessários para preencher lacunas de conhecimento e atingir suas metas de aprendizado.

Para utilizar o Machine Learning no ensino à distância, é necessário o trabalho de desenvolvedores capazes de escrever scripts para Machine Learning.

Continue acompanhando os posts da Control F5 e conheça antes tudo sobre tecnologia.

 

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!