Os links patrocinados são estratégias que fazem parte do marketing digital. Eles podem ser utilizados pelos mais diversos tipos de empresas e ajudam a atingir muitos objetivos.
É muito comum que as marcas façam uso dos links patrocinados para aumentar as vendas, mas também são muito eficientes para aumentar o número de conversões de usuários em leads e melhorar o posicionamento de um site.
A internet se tornou pilar dos consumidores por trazer mais praticidade ao dia a dia. É por meio dela que diversas informações sobre produtos, serviços e marcas são encontradas.
Ao procurarem algo na internet, as primeiras posições dos sites de buscas são ocupadas por dois tipos de links, os que oferecem conteúdos orgânicos e os links patrocinados.
Além de melhorar o posicionamento de um site, os links patrocinados oferecem uma resposta mais rápida para quem está em busca de resultados instantâneos.
Investir nesse tipo de tática traz efeitos que são percebidos depressa pelas companhias, mas é importante conhecê-la bem e saber como utilizá-la.
Neste artigo, nós vamos falar sobre o que são os links patrocinados, como funcionam, suas vantagens e alguns resultados que podem trazer. Confira.
O que são links patrocinados?
Quando pensamos em marketing digital, nos vêm à mente tantas estratégias que um único artigo não seria o suficiente para abordar todas elas.
Essas estratégias, quando combinadas com boas táticas, possuem quase sempre o mesmo objetivo: a conversão.
Os conteúdos publicados para atrair usuários de maneira orgânica são os mais procurados hoje em dia, mas os links patrocinados ainda são muito importantes e trazem excelentes resultados.
As empresas precisam apenas saber o que são esses links e saber usá-los da maneira correta.
Sendo assim, os links patrocinados são textos que se encontram nos mecanismos de busca. Quando uma pessoa procura, por exemplo, informações sobre demolição silenciosa, poderá encontrar alguns sites que estão identificados como anúncios.
Os links patrocinados também podem ser usados nas redes sociais e essa estratégia vem ganhando cada vez mais espaço entre as marcas. Também existem diversos formatos para sua contratação, como:
- CPC – custo por clique;
- CPM – custo por mil impressões;
- CPA – custo por ação;
- CPV – custo por visualização.
Na primeira opção, o anunciante paga a cada clique no anúncio; na segunda, a cada mil visualizações ou impressões; no CPA, quando o usuário realizou alguma ação no site; no último, é pago a cada visualização.
Os valores de cada pagamento dependem da palavra-chave escolhida pelo anunciante, de acordo com suas características e vantagens.
Como funcionam os links patrocinados?
Antigamente, era muito comum que as empresas investissem em anúncios no jornal e até em listas telefônicas. Os links patrocinados funcionam basicamente da mesma maneira, só que são veiculados na internet.
Outra diferença é que eles passam por um tipo de leilão que define o posicionamento de cada anúncio. Nesse leilão, são avaliadas diversas questões, como o valor pago, a qualidade do site e o conteúdo publicado nele.
Dessa maneira, não basta apenas pagar para se destacar, também é necessário investir em conteúdo de qualidade. Somente assim, os melhores retornos são garantidos com o uso dos links patrocinados.
Nos resultados de busca pagos, é a empresa quem decide a palavra-chave que vai usar. Essas palavras-chave estão de acordo com seu segmento de atuação ou conteúdo do anúncio.
Por exemplo, uma empresa que venda ou alugue geradores pode escolher como palavra-chave para seu link patrocinado “grupo gerador diesel 150 kva”.
Quando o consumidor digitar essa palavra no site de buscas, vai encontrar os resultados e anúncios relacionados a ela.
Também, conforme já mencionamos no tópico anterior, a empresa escolhe a maneira como pagará os anúncios, se por cliques ou visualizações.
Os links funcionam como resultados de busca paga e podem ser veiculados por meio de diferentes sites, como Google, Facebook e YouTube.
As vantagens dos links patrocinados são inúmeras, conforme veremos a seguir.
Vantagens dos links patrocinados
Os links patrocinados são cada vez mais procurados pelas empresas porque, além de trazerem resultados de maneira rápida, oferecem diversas vantagens.
Uma delas é que os investimentos em links patrocinados são fáceis de escalar. Por exemplo, uma empresa de extintor a base de água pode começar investindo pouco, mas ir aumentando esse investimento conforme o retorno que obter.
Mensurar os resultados dos links patrocinados é muito simples e essa é uma de suas vantagens. Quando se investe em marketing digital, é extremamente importante mensurar os resultados.
Por isso, as plataformas de anúncios disponibilizam ferramentas que fornecem essa medição, mostrando os resultados. Isso permite reavaliar a maneira como está fazendo uso dos links e elaborar novas estratégias.
Também é muito fácil mudar os elementos das campanhas e uma decisão inicial que não trouxe resultado pode ser rapidamente mudada.
Outra vantagem é que os links são direcionados a um público segmentado. Essa não é uma estratégia que envia anúncios para qualquer pessoa.
Por exemplo, se uma empresa de georreferenciamento com drone investir nos links patrocinados, esses anúncios serão direcionados a usuários que têm chances de serem convertidos em leads.
Por falar em leads e conversão, esses são dois de alguns dos resultados que podem ser obtidos por meio dos links patrocinados.
Resultados obtidos por meio dos links patrocinados
Cada marca, antes de investir em links patrocinados, estabelece seus objetivos. Muitas desejam aumentar as vendas, mas também têm aquelas que querem aumentar o tráfego ou gerar leads.
Os links patrocinados conseguem direcionar aquele perfil de consumidor ideal compatível para seu um potencial cliente. Ou seja, aquele usuário que tem o perfil pré-estabelecido durante o planejamento de ação dos links patrocinados é direcionado aos sites das empresas.
Por exemplo, uma empresa de demolição e terraplanagem investe em links patrocinados. Antes de executar essa ação, ela define o seu objetivo e o perfil de usuários ideal para frequentar a página.
A partir daí, os links patrocinados passam a exibir os anúncios para essas pessoas. Isso é importante, porque o investimento será direcionado ao público-alvo e não a qualquer pessoa.
Antigamente, os comerciais de TV, além de caríssimos, não faziam distinção de público. Qualquer pessoa, interessada ou não, via o anúncio pela televisão. Com os links patrocinados isso não ocorre.
Somente pessoas que estejam interessadas ou tenham potencial para adquirir determinado produto ou serviço verão o anúncio.
Sendo assim, alguém que esteja interessado em controles de temperatura para automação não verá anúncios de marcas de perfume, por exemplo. A não ser que ele também tenha interesse nesse segmento.
Portanto, os links patrocinados não vão impactar quem vai se interessar pelo anúncio, clicar nele e entrar no site. É partir daí que o outro resultado, também muito procurado, pode ser alcançado.
A conversão de usuários em leads é outro objetivo muito comum, que leva milhares de empresas a investirem nos links patrocinados.
Os usuários e visitantes de um site se tornam leads a partir do momento em que executam alguma ação. Por exemplo, uma pessoa que estava procurando por hidrojateamento abrasivo entra em um site e preenche um formulário de contato.
Ao preencher esse formulário e enviá-lo, essa pessoa não é mais uma mera visitante do site, ela se torna um lead, alguém com potencial para fechar negócio com a empresa.
Ao preencher esse formulário, esse lead demonstrou interesse no produto ou serviço em questão e a partir disso a empresa já tem a possibilidade de fechar vendas com ele.
Os links patrocinados também são muito utilizados para essa captura de usuários que podem ser convertidos em leads.
Um exemplo disso é quando, no Facebook, aparece um anúncio. Ao clicar nele, o usuário demonstrou seu primeiro interesse e foi direcionado para o site ou blog da empresa.
Além de possivelmente realizar alguma ação, como preencher um formulário de contato, essa visita ao site aumenta o tráfego do site, o que traz um posicionamento melhor para ele.
Um bom posicionamento, em sites de buscas como o Google, depende da qualidade do site e de seu conteúdo e também de quantidade de visitas que recebe.
Sendo assim, uma empresa de sistema de drenagem de terreno que deseje aumentar o tráfego de seu site pode conquistar isso por meio dos links patrocinados.
Como você pôde ver, o uso de links patrocinados é muito simples e muito eficiente, podendo ser empregado pelos mais variados perfis de empresa. Ele consegue trazer diversos resultados, todos de acordo com o objetivo de cada marca.
Independentemente de qual seja esse objetivo, os links são uma maneira eficiente de alcançá-los mais rapidamente, investindo conforme a necessidade de cada empresa. Uma maneira fácil e simplificada de ser reconhecido pelo público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.