O sistema ERP serve para todo o tipo de empresa?
Será mesmo que pequenas empresas precisam de um sistema ERP? Essa é a pergunta que muitos empreendedores fazem frequentemente.
É consenso que a aquisição de um sistema ERP é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. Entretanto, muitas pequenas e jovens empresas alegam que são pequenas demais para o ERP. Isso ocorre porque muitos pensam que o sistema seria necessário apenas caso haja um número razoável de usuários.
A verdade é que no cenário de negócios de hoje, nenhuma empresa é pequena demais para uma solução ERP. Pelo contrário. Este tipo de sistema pode fazer com que pequenas empresas possam operar como se já fossem grandes.
O que é um sistema ERP?
A sigla ERP signfica Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa.
Este tipo de software é uma ferramenta que pode gerenciar a produção, processamento de pedidos e estoques. O ERP também pode monitorar os recursos comerciais como receitas, materiais, pessoal e produção.
Tudo isso é feito em um único sistema de gerenciamento de banco de dados interativo com análises integradas e um painel.
Os sistemas ERP podem ser implementados em vários setores como indústria, varejo, recursos humanos, bancos, etc.
Como as ferramentas ERP evoluíram?
No passado, as pequenas empresas realmente não tinham muito acesso à soluções de ERP. Muitas vezes, elas não tinham os fundos ou o suporte técnico para a criação da infraestrutura necessária.
Assim, as pequenas empresas do passado acabavam criando uma estrutura de negócios fragmentada, composta por vários softwares independentes para finanças, estoques, vendas, folha de pagamento, etc.
Felizmente, essa situação mudou. Hoje, as tecnologias disponíveis tornaram os sistemas ERP muito mais customizáveis e acessíveis a qualquer porte de negócio.
Dentro de uma pequena empresa, os funcionários precisam ser realmente versáteis. Todos acabam contribuindo onde e quando surgir uma necessidade. Com a grande carga de tarefas, quem tem tempo para processar manualmente várias planilhas e organizar pilhas de informações?
Aí entra o papel dos sistemas ERP que são, por exemplo, são capazes de combinar e automatizar as principais funções da empresa, como processamento de pedidos, produção e finanças.
O software ERP pode ser integrado em todos os departamentos de uma empresa. A implementação de um sistema ERP envolve um planejamento cuidadoso, a fim de minimizar o risco de falhas e garantir que seus objetivos sejam cumpridos.
Através de um bom processo de planejamento e implementação, as empresas podem obter um ótimo ROI, usando um sistema ERP integrado.
Quais os benefícios do ERP para as pequenas empresas?
De maneira geral, a adoção de um sistema ERP pode trazer diversas vantagens para as empresas como:
Maior transparência
Em vez de cada departamento ter seu próprio sistema de informações, todos os dados relevantes podem ser compartilhados e acessados por todos.
Isso elimina a necessidade de reinserir ou exportar dados, o que resulta em menos erros, aumento da produtividade e redução de despesas.
Mais subsídios para tomadas de decisão
Os dados em tempo real fornecidos pelo sistema auxiliam a organização a tomar decisões vitais.
Áreas como marketing, vendas, gerenciamento e contabilidade podem ser bastante beneficiadas. Uma visão geral das operações permite que as decisões em todos os setores sejam mais eficazes.
Aumento da produtividade
Pelo fato de os sistemas ERP realizarem processos mais simplificados, a equipe fica mais livre para poder direcionar seu foco naquilo que realmente importa. Assim, a empresa consegue produzir mais e melhor.
Agora que você entendeu porque pequenas empresas precisam de Sistema ERP, é hora de procurar uma empresa de TI que atenda às suas demandas.
A Control F5 oferece soluções customizadas em sistemas, de acordo com suas perspectivas e orçamento. Agende uma conversa conosco.