Use o Pinterest para promover sua empresa sem pagar nada
Você certamente já buscou por alguma imagem no Google e foi parar no Pinterest? De acordo com o Jornal Meio & Mensagem, a rede social baseada em imagens já conta com 30 milhões de usuários no Brasil. Se você tem um produto ou oferece um serviço em que a divulgação de imagens é fundamental, você tem que aproveitar o melhor dessa plataforma. E o mais interessante: você pode promover sua empresa no Pinterest de forma gratuita.
Ailton Cesar, supervisor de mídia da agência CPB+, comenta que uma característica interessante do Pinterest é que ele serve para as pessoas como fonte de pesquisa e referências para o que elas ainda vão fazer. Por exemplo, se o usuário pretende reformar a casa, usa o Pinterest como fonte de inspiração. Se deseja comprar roupas para uma ocasião especial, fazer uma tatuagem, experimentar um prato interessante,etc, as fotos da rede servem como motivação.
O Twitter já tem outra intenção. De forma geral, a rede retrata tópicos que estão acontecendo naquele momento. Seu conteúdo é bastante dinâmico e os assuntos variam muito rapidamente. Já redes sociais como Facebook e o Instagram, são mais ligados a eventos passados. As pessoas usam para mostrar uma festa ou show que estiveram, um nascimento, um casamento.
Como criar um perfil no Pinterest para sua empresa?
É importante entender que boa parte das decisões de compra acontecem justamente na fase de pesquisa de inspiração. E neste ponto, o Pinterest apresenta uma vantagem bastante interessante. Você organiza os conteúdos visuais que podem interessar, servir de referência ao seu público. Assim, você desperta inspirações. Consequentemente, você pode ganhar um novo cliente.
No Brasil, ainda não é possível veicular anúncios pagos dentro da plataforma. Mas em diversos países, o Pinterest já tem um modelo comercial, o que provavelmente é questão de tempo para chegar até aqui. Por enquanto, aproveite o Pinterest para promover sua empresa de forma totalmente gratuita, o que pode gerar ótimos resultados.
O primeiro passo é elaborar seu perfil. O Pinterest permite que você crie a chamada conta business. Cada postagem de imagem é chamada de Pin. Algumas dicas podem ajudar você a direcionar o conteúdo de sua marca:
1- Faça Pins de boa qualidade: um bom Pin é aquele que conta uma história interessante e faz as pessoas quererem saber mais sobre a marca. Use imagens de qualidade e siga as recomendações de resolução fornecidas pela própria plataforma.
2- Foque no contexto da sua marca: Os produtos ou serviços devem ser mostrados em evidência. Devem ser evitadas imagens fora do contexto ou não muito claras. Os Pins devem mostrar aquilo que você quer vender em conexão direta com a vida real. Mostre pessoas usando seu produto, o resultado do seu serviço, etc.
Algumas dicas são fundamentais para o uso do Pinterest Business
3- Lembre-se sempre de incluir sua marca: Você deve colocar seu logotipo de forma discreta, mas não deixe de incluí-lo. Você também pode utilizar textos sobrepostos às imagens, o que ajuda na compreensão das fotos e facilita a navegação em dispositivos móveis. Não deixe também de incluir palavras-chave para seu post seja encontrado.
4- Organize seu conteúdo em pastas: Crie pastas separadas para cada segmento de produtos. Por exemplo: se você possui uma loja de moda, separe em “moda praia”, “inverno 2019”, etc.
Viu como é fácil usar o Pinterest para promover sua empresa? Então, basta produzir imagens de qualidade e iniciar sua estratégia. Vale ressaltar também que o Pinterest é uma rede em expansão. Muitas empresas ainda não utilizam a plataforma. Isso facilita ainda mais a visibilidade da sua marca. Você gosta também de usar o Instagram para promover seus produtos? Então confira essas dicas de como não errar na hora de vender por lá. E, continue seguindo o Blog da Control F5.