O que é Data Storytelling: conte histórias sobre dados

O que é Data Storytelling: conte histórias sobre dados

Aprenda como usar esta técnica em suas apresentações

Você já ouviu falar em Data Storytelling? Bem, vamos então ao ponto inicial. Aquele marqueteiro que você conhece já deve ter explicado que Storytelling é uma técnica bastante usada no marketing.

De forma geral, o Storytelling (ato de contar histórias) serve para que você fale sobre sua empresa, produto ou serviço de uma forma lúdica, com o objetivo de conectar-se com seu público no nível emocional. O Data Storytelling é uma versão desta técnica e pode ser usado quando você precisa apresentar dados.

Gráficos, números, etc. Falar sobre tudo isso pode ser muito maçante e desinteressante ao seu público. Em muitos casos, você precisa abordar este tipo de informação para pessoas que não tem muito conhecimento técnico.

Assim, o Data Storytelling é uma técnica fundamental para a área de ciência ou análise de dados.Através desta estratégia, ficará bem mais fácil expor sua linha de pensamento de forma instigante e clara.

Uma visualização de dados bem feita, pode fazer com que seu projeto destaque-se frente ao dos seus concorrentes. Podemos dizer que o Data Storytelling é uma combinação entre o marketing, design e ciência.

Como fazer um data storytelling?

Se você não é muito familiarizado com a técnica de abordar seus dados de forma mais lúdica, veja algumas dicas que podem ajudar:

1- Seja simples ao definir seu objetivo: Muitas vezes, quem tem uma mente muito ligada a dados, acaba se perdendo em análises complexas, esquecendo do seu público. Para evitar isso, você deve definir qual o seu intuito principal na apresentação das informações.

Pense que você pode ter em sua frente alguém que não está familiarizado com estatísticas, gráficos e números. Então, seja claro e simples na sua explanação.

2- Use bem seu tempo: no mundo corporativo, ninguém tem muito tempo para dedicar a apenas uma coisa. Muito menos para ver sua apresentação. Portanto, seja objetivo e planeje o uso do seu tempo, que possivelmente será bem escasso.

3- Faça sua fala engajar as pessoas: Não adianta começar sua apresentação dizendo que o uso da Regressão Logística pode reduzir o Churn da empresa. E, na sequência, mostrar números, números e mais números.

Ninguém vai prestar atenção e você soará como apenas mais um na multidão dos “analistas”. Mesmo lidando com informações mais técnicas, você pode ser informal, usar exemplos práticos e histórias para fisgar a atenção do público.

4- Utilize muitas visualizações: Aqui vale a dica da Letícia Pozza, em artigo publicado no UOL ”Primeiro, pare de usar gráficos de pizza! Sim, você me ouviu direito, só pare. Eles não ajudam ninguém. Tem milhares de outras formas de visualizar informação que ajudam muito mais. Comece pelo objetivo de visualização, não pela visualização que ‘você gosta mais’”. Ela também indica algumas fontes para que você conheça outras formas de mostrar visualmente seus dados: DatavizCatalogue e o DatavizProject.

Um bom exemplo de Data Storytelling

Um ótimo exemplo de Data Storytelling apontado por Paulo Vasconcellos em seu blog é o site americano Five Thirty Eight. Eles apresentam uma grande quantidade de dados em textos interessantes, recheados com ótimas visualizações. Um post bastante inspirador do site é Hip-Hop Is Turning On Donald Trump. Ele é bastante claro em sua linha de raciocínio e trata basicamente de como Donald Trump e outros candidatos à presidência americana são citados nas letras do hip hop ao longo do tempo.

Agora você já sabe como usar o Data Storytelling a favor da sua empresa. Então, não deixe de acompanhar o Blog da Control F5, sempre com as melhores dicas sobre tecnologia.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!