Mídias sociais: dicas fundamentais para sua empresa

3 dicas fundamentais para usar as mídias sociais em sua estratégia de marketing

Usar as mídias sociais para alavancar seu negócio é a primeira coisa que vem a mente quando se pensa em entrar no mundo do marketing digital. A maioria das pequenas empresas acaba apenas criando uma página do Facebook, perfis no Instagram e Twitter, acreditando que assim estará conectado a muitos clientes potenciais de maneira rápida e eficaz.

Logo vem a decepção: curtidas no Face apenas de poucos amigos, seguidores no Instagram e Twitter que não interagem e retorno insignificante. Não subestime: as redes sociais, de fato, podem ter um poder incrível no engajamento de pessoas interessadas naquilo que você faz. Algumas dicas fundamentais podem ajudar você a planejar melhor sua presença nas redes sociais.

1. Escolha quem você precisa encontrar nas mídias sociais

Se você quer atrair potenciais novos clientes, é preciso profissionalizar sua estratégia e entender quem pode de verdade se tornar seu consumidor. Para isso, o marketing faz uso de um conceito chamado “buyer persona” (personalidade compradora). Criado por Allan Cooper, um dos mais importantes designers de software do mundo,  a “buyer persona” é uma descrição do dia-a-dia de uma pessoa semi-fictícia, que retrata quem pode se tornar seu cliente: devemos então descrever as habilidades, atitudes, ambiente e objetivos dessa pessoa. Também é muito importante entender os problemas, dores dessa “persona”, para que identifiquemos oportunidades de resolvê-los.

Um exemplo de definição de “buyer persona” é: Maria, 24 anos, graduada em administração de empresas e trabalha como assistente financeiro. Solteira, mora com os pais em apartamento. Queria ter mais tempo para se exercitar, mas trabalha muito e não tem tempo e nem dinheiro para frequentar uma academia. Seu objetivo é comprar um produto ou contratar um serviço que a ajude a se exercitar mais em casa. 

Como montar o perfil da “buyer persona”? Pesquise nas redes sociais, converse com as pessoas, faça entrevistas e defina melhor o que você tem a dizer nas redes sociais que ajudaria a melhorar a vida da sua “persona”.

2. Inspire-se acompanhando empresas de sucesso nas mídias sociais

Se você tem um negócio, uma das técnicas mais efetivas de criação conteúdo para postar é justamente acompanhar o que funciona para outras empresas semelhantes à sua nas redes sociais. E isso não significa plagiar, dar ctrl+c ctrl+v nas postagens alheias. Significa adquirir conhecimento do seu mercado, da sua concorrência e assim criar algo que faça diferença para a sua “buyer persona”.

Pode ser que esse potencial cliente não encontrou o que busca na empresa do seu concorrente famoso. Aproveite a oportunidade e ofereça você o que ele está buscando, ou reclamando de não ter encontrado lá. Leia comentários, pesquise perfis, páginas e até sites de defesa do consumidor. Você certamente encontrará um vasto material a ser explorado.

3.Personalize seu conteúdo para cada mídia social que escolha utilizar

Para entender melhor sobre personalização de conteúdo, pense no seguinte: Como você mesmo age? Você gosta igualmente do Facebook, do Instagram e do Pinterest? Qual deles você acessa com mais frequência? Você ainda não sabe o que é Pinterest? Sua “buyer persona” pode acessar determinadas mídias sociais com maior frequência, seu produto pode precisar de mais imagens pra ser conhecido, ou você pode trabalhar com algo que precisa ser bem descrito. Entendeu agora? Portanto, não dá pra criar um único conteúdo e postar em diferentes mídias sociais.

O Facebook tem características, público e objetivos específicos — nele podemos publicar imagens, texto e links. Já o Instagram é uma rede predominantemente visual. Dá enfase as fotos, principalmente as autorais, e não permite a publicação de links. Aprendendo a linguagem de cada rede social, você seguramente vai conseguir conversar com sua “buyer persona” de maneira mais efetiva.

Caso você ainda não esteja nem um pouco familiarizado com as mídias sociais, não se sinta só. Muitas empresas ainda não conhecem tudo o que as mídias sociais oferecem e não tem a menor ideia do que fazer para ter sua presença eficiente nelas. Aproveite, então para aprender mais: conheça as Redes sociais mais usadas aqui no Brasil e e tire o melhor proveito do uso das mídias sociais em sua estratégia de marketing digital.

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