Metodologia AIDA: definição e uso no marketing

Compreender sobre teorias de marketing e comportamento de compradores é fundamental para conseguir traçar sua estratégia no mercado. A Metodologia AIDA é um dos conceitos mais conhecidos, mas você sabe o que é e como utilizá-la para entender os comportamentos de compra?

O que é o Método AIDA?

A comunicação e marketing estão sempre em busca de compreender e analisar de forma certeira o comportamento de compra. Existem muitas teorias baseadas em compradores, atualmente a Metodologia AIDA é uma das mais citadas por estudiosos da área.

Para quem está no Marketing Digital, saber o que é e como utilizá-la é essencial para conseguir desvendar os desejos de possíveis compradores. Isso se dá pelo fato que a Metodologia AIDA representa quatro etapas que o cliente passa para tomar sua decisão de compra. Mas afinal, o que significa AIDA?

A famosa sigla simplifica quatro palavras: atenção, interesse, desejo e ação. Essa é a jornada do cliente, do início ao final, nesse artigo vamos explicar e exemplificar cada etapa dessa metodologia.

Atenção

Essa é a etapa base do conceito, ela consiste em conseguir, de alguma maneira, chamar a atenção do cliente. Fazendo ele perceber o seu produto ou marca. Uma ótima dica para conseguir isso, é utilizar de forma correta o famoso Inbound Marketing, mas para que essa fase funcione corretamente, conheça de fato o seu público alvo. Além disso, títulos marcantes, técnicas de SEO e CTAs são fundamentais para ajudar você a atrair mais pessoas.

Interesse

Após a conclusão do primeiro objetivo da Metodologia AIDA, chegou o momento de despertar o interesse do seu cliente. Nessa etapa é importante continuar criando um vínculo de proximidade, para isso ofereça as soluções para as questões dele. Continue aguçando a curiosidade, mas sempre trazendo resoluções e mostre que você está ao lado dele para conseguir resolver problemas. Nessa fase é fundamental estar por dentro das técnicas de persuasão.

Desejo

Essa é a fase mais complexa da Metodologia AIDA, quem está no comando é o cliente, é ele que analisará se a sua solução conseguirá suprir suas necessidades. Portanto, é o momento ideal para mostrar suas qualidades de maneira objetiva. Uma ótima ideia, é mostrar o valor da sua marca por meio de conteúdos criativos, textos informativos, e-books e até mesmo avaliações de outros clientes.

Ação

Chegamos na etapa final da Metodologia AIDA. Nessa fase, é fundamental estimular o comprador a tomar sua decisão. Lembre-se, o poder da escolha dele é baseado na relação que já foi construída até aqui. Sendo assim, não é necessário obter mais informações sobre ele, e sim atraí-lo por meio de CTAs e gatilhos mentais. 

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