Facebook, Pinterest, Twitter, YouTube, Instagram, Foursquare… são tantas as plataformas de interação social que dá até um certo alívio quando pensamos em vender um produto, serviço ou divulgar uma marca na internet – a questão é só saber o jeito certo de abordar seus possíveis clientes. Por isso, neste artigo você encontrará as seguintes informações sobre marketing nas redes sociais: o que é, como fazer, quais são as melhores estratégias e muitas outras dicas. Boa leitura!
Marketing nas redes sociais como fazer
O primeiro passo é entender que redes sociais e marketing digital têm tudo a ver um com o outro, se complementam. Porém, antes mesmo de pensar no mercado em si, é importante entender as principais funcionalidades de cada canal social já que muitos empreendedores começam pecando nisso.
A fim de que você tenha como fazer marketing nas redes sociais, explore-as e entenda para que serve os recursos disponibilizados nas mesmas. Existem campanhas pagas? É possível enviar mensagem direta? Pode-se programar publicações? Qual o melhor dia e horário? Informe-se e, a partir disso, aproveite todas as vantagens ao seu alcance.
Estratégias de marketing nas redes sociais
Uma vez que você já se familiarizou com a plataforma de interação social na qual seu público alvo poderá ser abordado, o segundo passo é decidir uma meta. Qual seu objetivo? Ex.: coletar e-mails, números de WhatsApp, promover um infoproduto, vender produtos feitos por você, gerar leads, conseguir curtidas, dentre outros. De olho no alvo, agora é o momento de colocar em prática suas ações de marketing em redes sociais, as quais podem ser:
Instagram: criar um relacionamento saudável com seus seguidores, responder aos comentários feitos em suas publicações, em suma, ter disposição, vontade e disponibilidade para estar presente. Mantenha-os engajados e mostre que você está ali para ajudar, então poste uma foto, compartilhe um link (URL de afiliação, por exemplo), crie posts com descontos, envolva-os e se envolva também.
YouTube: capriche, em primeiro lugar, na arte do canal e invista na qualidade de seus vídeos (tanto no cenário quanto na imagem e áudio). Produza conteúdo relevante com dicas, sempre incentivando seu público a curtir, se inscrever e divulgar o seu canal. Faça “lives” surpresa, ofereça desconto ao primeiro que comentar ou invista em outra estratégia de marketing nas redes sociais como um workshop ou videoaula.
Facebook: o maior canal de “social media” do mundo, onde é possível curtir, compartilhar, comentar, criar e participar de grupos, páginas e eventos. Além disso, oferece a possibilidade de investir em publicidade e campanhas pagas de anúncios, possibilitando com isso, que você alcance um público específico. Em se tratando de marketing digital nas redes sociais, o Face é a mais promissora!
Usando as redes sociais como canal de marketing viral
Como já se percebeu, o uso das redes sociais como ferramenta de marketing funciona e pode alavancar os negócios de sua empresa. De fato, vale a pena estudar a respeito e se aprofundar em tal área. Já pensou se suas publicações viralizam? Relacione-as a algum meme ou crie o seu e continue tentando, essa é apenas uma das maneiras de fazer marketing viral em redes sociais.
Lembre-se, porém, de criar uma relação sempre agradável e respeitosa, se colocando no lugar do seu possível cliente. “Interação” é a palavra-chave e, antes de focar nas vendas, foque em marketing de relacionamento nas redes sociais.