O marketing digital tem se tornado uma ferramenta cada dia mais indispensável para empresas que desejam se destacar em um mercado tão conectado como nos dias atuais, conquistar seu público-alvo e, consequentemente, alcançar seus objetivos.
Mas como exatamente é possível maximizar seu impacto e direcionar suas estratégias de maneira eficaz? A resposta está nos dados. Por isso, neste artigo da Control F5, você compreenderá o poder e a influência dos dados no sucesso dos negócios.
Inteligência de dados é um desafio para 33% de empresas de marketing digital
Uma pesquisa realizada pela TOTVS, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apontou que somente 5% das organizações supõem que estão fazendo bom uso da inteligência de dados. Outros 43% representam as empresas que não estão aptas a identificarem, seja por meio de canais de comunicação ou de vendas online, os padrões de consumo de seus clientes.
No entanto, neste mesmo levantamento, 33% dos entrevistados admitiram que a inteligência de dados é um dos principais desafios a serem superados no meio corporativo nos próximos tempos. Já em outro estudo realizado em 2019, já havia ficado claro o despreparo das companhias em trabalhar com dados em suas ações de marketing digital. Visto que, um total de 32,5% das organizações não viam resultados em suas estratégias online, outras 35% não analisavam suas ações de marketing digital. E, somente 4% dos empreendimentos possuíam uma estrutura escalável de gestão de dados na data da pesquisa.
Quais tipos de dados podem ser analisados no setor?
De acordo com a Social Good Brasil, o volume de dados criados nos últimos tempos é superior ao gerado em toda a história da humanidade. Para se ter uma ideia desse avanço, a produção de informações dobra a cada dois anos e, em 2021, alcançou a marca de 350 zettabytes, o que significa um volume de dados equivalente a 35 trilhões de gigabytes.
Dessa maneira, conheça agora os 3 tipos de dados que são relevantes para sua estratégia de Marketing Digital:
- Estruturados: são relatórios, informações internas, entre outros;
- Semiestruturados: costumam ser informações sociais e advindas de soluções de Marketing Digital das marcas, como redes sociais, emails marketing e Inbound Marketing;
- Não Estruturados: dados fracionados que não possuem uma lógica preestabelecida. Porém, podem ser estruturados e examinados com a ajuda de sistemas.
Ao priorizar o uso de dados no setor, é possível viabilizar seu planejamento de uma maneira muito mais eficiente. Além disso, a análise baseada nas informações provenientes dos seus clientes pode te ajudar a melhorar a segmentação do seu público, oferecer potencial competitivo, te ajudar a identificar padrões e tendências de consumo e auxiliar para tomadas de decisão mais assertivas.
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