O marketing de afiliados tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, visto que esse modelo de negócio tem ganhado destaque, relevância e tem sido bastante procurado por todos os participantes desse sistema. Mas como esse mercado funciona?
Em sua essência, o marketing de afiliados é uma colaboração entre uma marca e o afiliado, que, por sua vez, têm a missão de promover os produtos ou serviços que a empresa oferece. Quando essa promoção resulta em uma venda, o afiliado é recompensado com uma comissão. Hoje, neste artigo da Control F5, vamos explorar o marketing de afiliados e apresentar 7 motivos para você investir nesse setor em expansão, acompanhe.
Marketing de afiliados: uma aposta que rende boas recompensas
O marketing de afiliados pode representar uma grande oportunidade, impulsionado por um modelo de negócio comprovadamente eficaz. As seguintes estatísticas de 2023 indicam que esse tipo de parceria está mais forte do que nunca, proporcionando retornos mutuamente benéficos.
- Um mercado em crescimento
O mercado global de marketing de afiliados já ultrapassou a marca dos US$17 bilhões de dólares. Esse número impressionante representa um aumento substancial em relação aos US$13 bilhões registrados em 2016.
- Relevante canal de aquisição de clientes
Para 20% dos profissionais de marketing, o modelo de negócio é o canal mais bem-sucedido para a aquisição de novos clientes. Além disso, 54% das pessoas da área classificaram a estratégia entre os três principais canais, superando a busca orgânica/paga e os anúncios exibidos.
- Conteúdos que vendem
A importância do conteúdo de qualidade para o marketing de afiliados é inegável. A busca no Google por “como criar conteúdo para marketing de afiliado” é uma das 20 principais perguntas relacionadas ao segmento. Isso destaca a necessidade dos embaixadores produzirem materiais relevantes e atraentes para sua audiência.
- Resistente à crises
Durante a pandemia da Covid-19, 56% dos programas de afiliados relataram um aumento na receita. Isso demonstra a resiliência desse modelo de negócio, que pode prosperar mesmo em tempos econômicos desafiadores.
- Integração com influenciadores
O marketing de afiliados e o marketing de influenciadores, embora distintos, estão cada vez mais interligados. Surpreendentemente, 59% das empresas utilizam influenciadores como afiliados, reconhecendo o poder de influência digital na promoção de produtos e serviços.
- Influenciadores digitais impulsionam vendas
A influência digital é uma ferramenta poderosa. Cerca de 88% dos consumidores afirmam que já compraram produtos ou serviços com base nas recomendações de influencers. Isso destaca o impacto significativo que esses profissionais podem causar nas decisões de compra das pessoas.
- Modelo de pagamento CPA
Embora existam outros tipos de comissionamento, estudos recentes apontaram que o modelo de pagamento mais comum em programas de afiliados é o CPA (custo por ação), no qual os angariados são remunerados por cada ação específica realizada, geralmente uma venda. Esse modelo tem sido oferecido por 99% das marcas, garantindo uma estrutura de pagamento transparente e orientada por resultados.
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