O que as empresas devem considerar para desenvolver melhores estratégias de marketing em 2022
O ano de 2021 foi repleto de desafios. Porém, há um dito popular que parece ser cada vez mais válido. É em períodos de crise e dificuldades que obtemos os maiores aprendizados.
Confira a seguir algumas tendências de mercado e comportamento que podem fazer a diferença no marketing em 2022. A partir delas, é possível melhorar a condução de planos e objetivos de negócios, atraindo mais clientes para o consumo de seus produtos e serviços.
Impactos da pandemia no cotidiano
Por mais que estejamos vivendo processos de abertura da economia e maiores interações sociais, a pandemia de Covid19 vem influenciando nossa vida e comportamento de uma forma sem precedentes.
Nossas maneiras de comprar, trabalhar e se divertir continuam em constante transformação. Atividades presenciais têm ganhado versões digitais cada vez mais definitivas, como por exemplo o trabalho remoto ou a diversão em sites de entretenimento, como por exemplo os de jogos virtuais.
Transformações em termos de mobilidade, deslocamentos e escolhas de consumo
Novas demandas em termos de mobilidade, evitar aglomerações e limitar nossos deslocamentos, tem transformado o mercado de consumo em todo o mundo:
- Planejamos muito mais nossas saídas, em detrimento da espontaneidade.
- Buscamos mais lugares abertos, arejados e maiores.
- As lojas mais procuradas são aquelas que o cliente conhece e confia.
- As compras migraram para o ambiente online em grandes proporções.
- A busca por boas oportunidades de compra como promoções e descontos tornaram-se ainda mais importantes.
Mudanças na jornada de compra do consumidor
Os caminhos que levam o consumidor às compras também mudaram bastante. De acordo com dados do Google, as pessoas fazem cada vez mais compras em lojas virtuais. O faturamento do e-commerce dobrou de R$ 26,4 bilhões em compras online no primeiro semestre de 2019 para R$ 53,4 bilhões em compras online no primeiro semestre de 2021.
Tecnologia nos e-commerces para melhorar a experiência dos clientes
O planejamento é essencial para desenvolver melhores experiências de usuários em lojas virtuais. A usabilidade dos sites de venda é um fator muito importante, pois torna o processo de compra mais fácil e intuitivo.
As lojas também precisam estar tecnicamente preparadas para grandes volumes de acesso, bem como criar estratégias de retenção para aquele cliente que “esquece” o carrinho virtual cheio, entre outros problemas.
Quais dessas mudanças irão perdurar?
Uma grande questão para as empresas é: quais dessas mudanças realmente vieram para ficar? Será que com o fim total da pandemia, algumas destas transformações irão desaparecer ou alterarão para sempre o cenário de consumo do mundo? Um futuro próximo irá paulatinamente nos trazer estas respostas.
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