A recém-criada plataforma Instagram TV (ou IGTV) surgiu para permitir aos usuários postar vídeos mais longos que o stories. Com isso a empresa pretende abocanhar parte do conteúdo que normalmente seria postado no YouTube. Num mundo onde a principal competição é a atenção do usuário, o Instagram espera aumentar o tempo que seus usuários passam na plataforma e ampliar o público-alvo e, consequentemente, o número de usuários.
A interface do IGTV pode ser acessada direto no aplicativo do Instagram padrão clicando no ícone da TV ou baixando o aplicativo IGTV. Os usuários mais populares do Instagram têm a possibilidade de postar vídeos de até uma hora de duração, enquanto usuários regulares têm a limitação de 10 minutos por vídeo.
O conteúdo para IGTV
A plataforma passa a receber vídeos de 15 segundos a uma hora (inicialmente somente os usuários mais populares podem postar vídeos maiores que 10 minutos) com resolução de até 4K verticais na proporção 16:9.
O aplicativo também não oferece a possibilidade de edição, não permite a aplicação de filtros e nem se utiliza da câmera do celular para gravar os vídeos. A ferramenta trabalha somente com os vídeos já existentes no dispositivo do usuário. Ainda é possível utilizar links externos (para seu canal, blog ou qualquer conteúdo da internet) na descrição dos vídeos.
Você pode gravar seus vídeos na vertical utilizando seu dispositivo ou utilizar-se de programas/aplicativos de edição, salvá-lo no dispositivo e enviar para o Instagram TV.
Marketing
Em princípio, a equipe do Instagram indicou que no momento o IGTV não terá propagandas, o que parece sensato, uma vez que popularizar o recurso para ter volume usuários é muito importante para que os anúncios tenham valor para as empresas.
Mais do que isso, é importante que a empresa comece e entender como de fato os usuários se comportam, geram e consomem o conteúdo para que assim seja possível definir como o marketing deve ser abordado nesta plataforma.
Atenção! Cuidado com o tiro no pé
O fato de agora poder gerar conteúdo de 15 segundos a uma hora não significa necessariamente que produzir vídeos de 1 hora seja interessante para seus clientes. O modelo abre novas possibilidades, mas é importante compreender como utilizar esse novo formato de interação com o público da sua empresa.
Para se posicionar em novas mídias e novos mercados é importante conhecer a sua audiência e planejar uma ação incisiva e, assim, extrair o melhor da oportunidade. Análise de dados, padrões comportamentais e testes A/B em pequenos grupos são algumas das ferramentas do arsenal do marketing digital que se aplicam para este cenário.
Projeções
De acordo com as projeções do próprio Instagram, estima-se que até 2021, a audiência mais jovem será responsável por 78% do tráfego de vídeos para dispositivos móveis como o YouTube, Vimeo e agora o IGTV. Esses dados justificam a escolha do Instagram em divulgar o serviço utilizando alguns perfis bem famosos entre os jovens, como Ninja e Lele Pons.
Em suma, o IGTV tem tudo para ser uma das mais populares ferramentas para disseminação de conteúdo audiovisual dos próximos anos e, por consequência, será um dos melhores canais de comunicação com o público mais jovem.