Heatmap: o que é e como aplicá-lo?

heatmap

Um Heatmap, ou “mapa de calor” em sua tradução para o português, é um tipo de análise do marketing em que é construída uma representação gráfica ou um relatório que abrange informações sobre quais partes do seu site ou blog tiveram mais acessos e atividades realizadas por algum usuário

 

Essas ações identificadas são resultantes da interação com o mouse – o que inclui cliques e rolagem da página. Dessa forma, as ferramentas que mensuram essas informações exibem quais tópicos do seu site, como seções, links, banners ou até mesmo partes de um texto obtiveram mais cliques ou atenção por mais tempo.

 

A importância do Heatmap em uma estratégia de marketing

Ao mapear o seu site ou blog, as chances de você desenvolver melhorias certeiras e alcançar resultados mais significativos para o seu negócio são maiores. Visto que essas mudanças, realizadas estrategicamente com base nos dados do Heatmap, podem tornar-se mais assertivas quando a intenção é fazer o lead tomar alguma ação, como efetuar uma compra, por exemplo.

 

Além disso, a Control+F5 Marketing pode apresentar mais algumas vantagens em implementar essa prática, como:

 

  • Diminuição da taxa de rejeição: os dados permitem o entendimento dos motivos pelos quais um usuário abandona uma página;

 

  • Pontos de conversão estratégicos: sabendo o hábito de navegação de uma pessoa em seu site, fica mais fácil posicionar CTA’s nos lugares mais propícios;

 

  • Melhora no SEO: é possível também utilizar o Heatmap para otimizar conteúdos para serem lidos por completo.

 

Quais os tipos de Heatmaps?

As representações de uma mapa de calor geralmente são exibidas visualmente com marcações coloridas em que os pontos com colorações mais quentes representam lugares de mais interação e permanência de tempo. Essa análise pode ser realizada a partir de três tipos de Heatmaps, confira.

Scroll Maps

Os Scroll Maps indicam o quanto um usuário rolou um conteúdo da sua página. Esse dado é muito relevante para mensurar se o tamanho dos seus textos estão de acordo com a preferência dos visitantes.

Heatmap de Click 

Essa métrica mede quais partes do seu site são mais clicadas. Isso pode variar desde os CTA’s, links, seções, ícones, entre outros. Dessa forma, é possível otimizar seu website e permanecer apenas com detalhes relevantes.

Hover Maps

Essa análise deve ser feita com mais profundidade. Isso porque o Hover Maps refere-se apenas ao movimento do mouse do usuário durante sua navegação. Essas informações podem contribuir para entender se seu conteúdo foi consumido ou se o cursor estava apenas estático durante uma atividade.

 

A Control+F5 Marketing é uma agência de publicidade diferente de tudo o que você já viu. Somos especializados em marketing digital e podemos fazer o seu negócio crescer de verdade!

 

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