Chegamos ao 3º texto da série de artigos sobre gatilhos mentais para aumentar suas vendas na internet; basta você começar a utilizá-los na hora de divulgar seus serviços ou produtos. Aliás, se você não leu os dois primeiros, não se preocupe que no vou colocar os links no final desse texto.
Gatilhos mentais do compromisso/coerência
O normal das pessoas, ao assumirem um compromisso, é fazer de tudo para cumpri-lo e não faltarem com suas palavras, pois querem mostrar que suas ações são coerentes com o que dizem.
Suponhamos que você coloque uma enquete em seu site, perguntando: “você usaria um produto com as seguintes características?” e colete o e-mail das pessoas que dissessem “sim”. Pode ter certeza de que, na sua primeira campanha de e-mail marketing, muitas vendas ocorrerão.
Este é um dos gatilhos mentais muito utilizados também quando instalamos um jogo grátis no celular, por exemplo. Normalmente, depois de algum tempo jogando, vemos que há alguns recursos extras de jogabilidade, mas que são pagos. Como queremos melhorar nosso desempenho no jogo, na maioria das vezes acabamos investindo uma graninha, o que é algo bem coerente, aliás. Dessa forma, a empresa faz com que as pessoas passem a ter um compromisso com o jogo.
Gatilho mental do inimigo comum
Quando alguém pesquisa na internet por “como ganhar dinheiro online”, tudo indica que ela não gosta de ter patrão e está à procura de um emprego mais flexível. Sendo assim, para que você consiga ganhar a confiança e criar um vínculo com essa pessoa, mostre a ela que vocês dois possuem um inimigo em comum: a velha forma de emprego tradicional, onde é preciso aturar o chefe e trabalhar muito para ganhar pouco.
Suponhamos que você queira vender um curso de como trabalhar pela internet, por exemplo. Uma das formas de persuadir as pessoas interessadas no assunto seria dizer: “Livre-se de vez do seu chefe e ganhe muito mais trabalhando bem menos sem sair de casa!”.
Gatilho mental da novidade
Tudo o que é novo chama a atenção, principalmente porque os velhos métodos já são bastante conhecidos e acabam se tornando ultrapassados. Provavelmente, você já deve ter visto os seguintes termos em propagandas:
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- Lançamento.
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- Produto inédito.
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- Novo método de…
Portanto, na hora de utilizar gatilhos mentais, não se esqueça de usar também o da novidade. Isto vai gerar curiosidade e, no final, acaba aumentando suas vendas.
Gatilho mental da antecipação
Informações antecipadas são também um dos gatilhos mentais que transformam visitantes em clientes. O exemplo mais conhecido desse tipo de gatilho são os trailers de filmes, que atraem milhões de pessoas aos cinemas.
No caso de quem trabalha com infoprodutos (livros digitais) mesmo, é recomendado fazer vídeos para dar uma pequena “amostra” de tudo o que a pessoa vai adquirir ao realizar a compra. Isto impulsiona e muito as vendas!
Bom, então ficamos por aqui. Como prometido, abaixo estão os links dos outros artigos sobre gatilhos mentais:
Gatilhos mentais para aumentar suas vendas na internet: parte 1.
Gatilhos mentais para aumentar suas vendas na internet: parte 2.
Boas vendas!