Os avanços tecnológicos possuem a capacidade de modernizar ou até mesmo construir novos segmentos. Um ótimo exemplo é a evolução da modalidade de eSports no Brasil e no mundo.
Podemos observar um crescente número de novos jogadores ou até mesmo de audiências. Sendo assim, o marketing digital precisa estar preparado para entrar nesse game! Nesse artigo, elaborado pela Control+F5, vamos apresentar algumas dicas e apontar levantamentos de dados desse mercado.
O crescimento do eSports
Os jogos online estão cada vez mais em evidência no mundo inteiro. Seja em relação a novos jogadores ou público. Em 2021, a Control+F5 já estava atenta sobre a febre do eSports e como o marketing digital poderia entrar nessa jogada. De lá para cá, algumas tendências cresceram ainda mais, principalmente o alto número da audiência.
Os dados referentes ao mercado de eSports em nosso país são muito animadores. De acordo com a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil divulgada pelo portal UOL, o mercado tende a dobrar seu crescimento em menos de cinco anos.
Um dos grandes motivos para essa evolução são os influenciadores digitais e marcas entrando no universo dos esportes eletrônicos. Em um rápido exercício de busca, ao acessar a rede social Twitch, podemos notar o alto volume de transmissões relacionadas aos jogos online.
Vemos desde famosos no cenário do eSports até pessoas comuns jogando ou reagindo a vídeos de jogadores profissionais.
Um outro ponto importante para salientar é a realização de competições internacionais no Brasil. Um exemplo recente foi o Intel Extreme Masters 2023, torneio internacional de Counter-Strike: Global Offensive, que ocorreu em abril na cidade do Rio de Janeiro. Levando público de outros estados e gerando renda para comércio local.
Afinal, como o marketing digital pode entrar no game?
Certamente, após conhecer esses dados animadores sobre o mercado de eSports, você deve estar se perguntando como conseguir inserir o marketing digital nessa jogada, certo? Pensando nisso, listamos algumas dicas para te auxiliar nessa jornada.
- Redes sociais
Os esportes eletrônicos possuem uma grande relação com as redes sociais. O grande público está online 24hrs nos 7 dias da semana. Portanto, a criação de conteúdo é fundamental para obter engajamento.
- Interação com a comunidade gamer
A melhor maneira de passar sua mensagem é transmiti-la de acordo com seu público-alvo. Sendo assim, a busca por influenciadores do meio que conseguem dialogar com a comunidade gamer é essencial para crescer no marketing digital de eSports.
- Email Marketing
Produza canais de comunicação direto com seu público, como por exemplo o email marketing. Uma ótima dica é enviar boletim de informações semanais sobre os jogos que vão acontecer e as novidades no mundo dos esportes eletrônicos. Conteúdo para eSports não falta, existem muitos jogos e diferentes torneios acontecendo ao mesmo tempo.
- Trabalhe com especialistas
A melhor dica deixamos para o final. Venha conhecer o trabalho da Control+F5! Oferecemos serviços personalizados de marketing para se adequar a suas necessidades. Conheça melhor os nossos serviços no site.
Que tal batermos um papo?
Temos certeza que podemos te ajudar (ou pelo menos trocar algumas experiências a respeito desse assunto).
Fique a vontade de fazer contato quando quiser, ok?