Erros na Gestão de TI: Entenda os principais

Existem erros na gestão de TI que podem comprometer a sua empresa e a sua carreira. Entendê-los e saber como evitá-los é fundamental para um melhor desempenho nesta área e alcançar o sucesso profissional.

O mais básico dos erros na gestão de TI, que infelizmente ainda ocorre nos dias de hoje entre os profissionais do ramo é:

Ocultar ou Ignorar Erros na gestão de TI

Assim como em qualquer área de atuação, ocultar ou ignorar problemas esperando que eles se resolvam sozinhos não acontece.

O mínimo que ocorrerá nestes casos é a descoberta tarde demais para suas correções, comprometendo e levando todo o projeto para o buraco e sendo muitas vezes irreversível ou de muito trabalho para corrigir.

O aconselhável sempre foi e ainda é, com toda certeza, expor e reparar o problema logo que ele é notado.

Você Não Sabe o Que são KPI’s? Está na Hora de Saber!

KPI’s são importantíssimos para uma gestão de TI. São os indicadores de performance e devem ser devidamente medidos e acompanhados para entender o desempenho do projeto e identificar erros na gestão de TI de sua empresa.

Você precisa aprender a medi-los, acompanhá-los e identificar onde estão os problemas de desempenho, podendo então corrigi-los e mantê-los equilibrados para um desenvolvimento sem mais complicações.

Negligenciar Políticas de Privacidade e Segurança

Parece algo básico, mas ainda existem muitos profissionais que não se atentam e acham que é apenas um detalhe que pode passar despercebido. Venho com essa notícia: Não é.

Imagine que, se você não der atenção às políticas de segurança e privacidade, seu sistema estará vulnerável, de fácil acesso à pessoas com má intenções e propenso à falhas maiores.

Você sabia que o nosso país é um dos que mais sofrem com este mal? Que mais tem ataques de queda de servidor, roubo de dados sigilosos e que em 2017, houve um prejuízo de 5 bilhões de dólares na América Latina por conta da falta de comprometimento com as políticas de privacidade e segurança?

Pois é, não é brincadeira que se deve ser levado à sério essa questão.

Falta de Planejamento dos Projetos

Este é um dos erros na gestão de TI mais recorrente. Não se auto sabote com a ideia de que está ocupado para o planejamento e a sua equipe sabe como conduzir o projeto. É essencial que você tome as rédeas da situação e faça o próprio planejamento para sua equipe, estabelecendo prazos de entrega rigorosos.

Nada é pior para um projeto do que falta de comprometimento, e é isso que acontecerá se não houver um planejamento todo preestabelecido ao dar início à algo novo.

Não se Atualizar

Em um mundo globalizado e cheio de novos sistemas, tecnologias e ideias novas, você escolhe se prender ao mesmo tudo? Você não acha que seus concorrentes podem estar ultrapassando fronteiras e ultrapassando você por estarem arriscando em novidades? Pense sobre isso.

Você não perde nada e só tem a ganhar com atualizações! Tudo é melhorado e todo o melhorado deve ser usado à ser favor.

Se você ainda não sabe o que é ou ainda não aplicou TI Bimodal ou DevOps, termine de ler esse artigo e vá atrás.

Não Atualizar Sua Cartela de Fornecedores

A confiabilidade é essencial, mas novas experiências e o aumento da cartela de fornecedores também. Se você nunca abrir a cabeça e se arriscar, permanecerá estagnado no mesmo lugar que está hoje.

Procure por mais fornecedores, conheça novos horizontes, porém saiba quais são seus passos e o que está ao seu alcance.

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!