Criar conteúdo viral: com certeza você já ouviu falar de alguma matéria, publicação ou post que “viralizou” na internet. E o que é viralizar? É quando uma publicação em alguma rede social, atinge um número gigantesco de pessoas, através do compartilhamento e curtidas desse conteúdo.
Mas é um erro achar que isso acontece por sorte ou acaso, sempre há fatores determinantes por trás de conteúdos que vieram a viralizar. Portanto, existem técnicas que podem ser aplicadas para fazer com que seu conteúdo atinja o máximo de pessoas possível.
Para você trabalhar melhor o alcance de suas publicações, reunimos aqui os fatores presentes em posts mais compartilhados pela internet, assim você pode complementar suas informações com toques que ajudam a criar conteúdo viral.
Posts divertidos e com bom humor
Isso traz leveza para seu conteúdo e ajuda na aproximação das pessoas. Um post que faça o leitor sorrir tem bastante chance de fazê-lo encaminhar isso para mais gente. Portanto, sempre que possível, e bem contextualizado, fazer uma postagem bem divertida é garantia de sucesso.
Fator emocional aumenta o potencial do conteúdo viral
Quando sua postagem consegue despertar um sentimento no leitor, é mais provável que ele seja compartilhado. Mensagens com conteúdo nostálgico fazem o público criar uma ligação com seu post, textos que emocionem, e até mesmo quando vão para um lado mais dramático, também geram bastante conexão. Quando seu post vem junto com uma ideia positiva, também ajuda na sua propagação, pois faz com que as pessoas queiram passar aquela mensagem adiante.
Conte uma história
Conteúdos que contam uma história costumam prender a atenção do leitor e consequentemente são compartilhados. Crie textos que despertem a curiosidade do leitor, que faça com que queiram saber o final da história. Histórias que contenham algum segredo, mistérios e com finais surpreendentes, são ótimas maneiras de envolver o público.
Conteúdo que traga inspiração
Na hora de criar conteúdo viral, também é válido usar de textos que inspirem as pessoas, em tempos difíceis que estamos vivendo, é sempre bem acolhido mensagens que provocam esperança e que de algum jeito dizem que tudo é possível e vai ficar tudo bem.
Utilidades e dicas práticas
Trazer informações que ajudem as pessoas em seu cotidiano é outra técnica para criar conteúdo viral. Portanto, é muito efetivo fazer uma ligação de seu produto/serviço em situações práticas onde ele possa ser aplicado. Isso deixa ele mais interessante e utilitário, fazendo com que as pessoas o compartilhem por ser um post que faça alguma diferença, nem que seja uma simples ação para sua rotina.
Aliados dos textos
Para enriquecer seus conteúdos há diversas opções, como inserir imagens, vídeos, listas e GIFs. Outra prática que ajuda aumentar seu alcance é monetizar seus posts, praticamente toda rede social tem planos para patrocinar seu conteúdo e ajudar na sua propagação.
Título chamativo é uma das chaves para criar conteúdo viral
Além de outros meios que chamam a atenção em primeiro plano de um post, como uma imagem ou um GIF, o título é o primeiro contato do leitor com sua publicação. Portanto, capriche num título bem atraente, pois de nada adianta ter um conteúdo bem desenvolvido se o título não prender a atenção do público, fazendo com que ele passe para o post seguinte.