SEO: Otimização de Imagens para Motores de Buscas

Esta é uma sigla que eu mesmo criei para tratar de um assunto que poucas pessoas dão atenção, mas que gera resultados significativos em se tratando de otimização para mecanismos de busca: a criação de imagens otimizadas e inéditas. Essas informações que compartilharei aqui são fruto de anos de experiência trabalhando na área de SEO e, por isso, posso garantir a você que dá resultado, então aproveite, aplique tudo o que for ensinado e bom proveito!

SEO: conteúdo inédito e relevante

Se você tem pelo menos um pouco de experiência na área de otimização para motores de busca (ou aos que possuem curiosidade e desejam aprender mais a respeito). Qualquer pessoa inteirada nessa área sabe (ou deveria saber) que os critérios mais importantes em se tratando de otimização de conteúdo são:

    • originalidade
    • qualidade
    • relevância
    • uso de palavras-chave

Mas a questão aqui não se refere ao conteúdo escrito e sim visual, ou seja, o uso de imagens otimizadas, pois também são responsáveis por gerar tráfego orgânico nos resultados exibidos nas pesquisas feitas no Google, Yahoo, Bing e demais motores de buscas.

Por que criar uma imagem original

Apesar da redundância na relação de “criar” e “original”, acredito que seja necessária a fim de ficar o mais claro possível do que se trata este tópico e sua importância. Muita gente prefere pagar um banco de imagens, visando a utilização de arquivos não protegidos por direitos autorais como o Shutterstock, por exemplo. Na verdade, essa prática pode até funcionar e nos deixar mais tranquilos, porém não é a mais eficiente para aumentar as visitas do seu blog/site.

 

Eu, particularmente, prefiro CRIAR uma imagem otimizada, isso porque muitas pessoas usam bancos de imagens e, provavelmente, a foto/gravura utilizada em seu artigo também estará sendo exibida em outros websites.

Como criar uma imagem e otimizá-la

Bom, gostaria só de lembrar a você que esse é o jeito que EU costumo fazer, objetivando cumprir as recomendações de SEO do arquivo guia do Google compartilhado no link mais acima. Vamos lá!

Passo 1: adquira uma imagem sem direitos autorais

Usando o próprio Shutterstock ou qualquer outro banco de imagens, faça o download de uma imagem qualquer. No caso, vou usar a fotografia de café da manhã abaixo:

Fiz a pesquisa, encontrei a imagem, realizei o download e pronto, a imagem agora é de minha propriedade e posso começar a otimização para os motores de buscas.

Otimização de Imagens

 

Se você quiser conferi-la no Shutterstock, é só clicar aqui.

Passo 2: faça a edição da imagem (modifique-a)

SEO é uma prática que exige não apenas conhecimento e estudo, mas tempo e dedicação para aplicar a teoria aprendida e conseguir os melhores resultados, e é exatamente essa postura que vai diferenciar o seu site/blog dos demais na internet.

Otimização de Imagens - GIMP

 

Continuando, vamos editar o arquivo visual. Eu uso o editor de imagens GIMP,  pois é mais leve que o Adobe Photoshop e oferece recursos tão bons quanto.

Agora eu vou escolher qual parte da foto quero utilizar. Então, uso o selecionador no menu “caixa de ferramentas” e faço o recorte (ctrl + x). Veja abaixo (deixei o restante em branco e preto para ficar mais visível a edição):

Otimização de Imagens - GIMP

 

Feito isso, fecho a imagem atual e já colo o recorte (ctrl+v). Dê só uma olhada em como vai ficar:

otimizacao-de-imagens-gimp

 

A imagem que antes era um retângulo em modo paisagem (horizontal), agora se tornou um novo arquivo em formato retangular vertical.

otimizacao-de-imagens-seo

 

Nesse passo, já temos uma imagem otimizada e inédita, mas as edições ainda não acabaram (pelo menos, não para mim rs).

Você pode fazer melhor que isso

Para garantir que a imagem realmente fique otimizada nesse nível de edição, ainda faço uns ajustes e modificações. Inverter, por exemplo, horizontalmente:

inverter-imagem-horizontal-gimp

 

Depois alterar algumas cores, detalhes que farão toda a diferença. Olhe só:

otimizar-imagem-gimp

 

Perceba que a qualidade da imagem permanece, e isso é algo muito importante, pois são requisitos/exigências de SEO (como falei no início do artigo).

Edição concluída, o que mais falta?

Dos critérios essenciais de otimização de sites, já temos um conteúdo original (imagem inédita), de alta qualidade. Agora vamos ao que está faltando: é relevante? Esse passo é o mais fácil, pois ninguém em sã consciência vai colocar em um artigo uma imagem que não condiga com o tema abordado, certo?!

imagem-otimizada-nome-exemplo

 

Por fim, você deve nomear o seu arquivo, e isso deve ser feito usando uma palavra-chave. Suponhamos que o temas do seu texto seja “como aumentar as visitas do google”. Pelo menos uma das imagens deverá conter esse nome, sendo nomeada assim: “como-aumentar-as-visitas-do-google.jpg”. Lembre-se de que a extensão do arquivo (jpg, jpeg, png), não precisa ser digitada no nome.

Otimizando o peso da imagem (Google Page Insights)

Apenas um último detalhe (não menos importante) que você deve ter em mente quando no concernente à otimização de imagens para motores de buscas é o peso do arquivo. Sempre que você upar imagens em seu blog ou site, use arquivos com tamanho/peso inferior a 100 KB. O arquivo exemplificado na imagem acima, por exemplo, tem 52,4 KB. Imagens com tamanho superior vão pesar o carregamento das páginas do seu site e isso influencia negativamente na avaliação feitas pelos crawlers/spiders do Google, afetando o posicionamento nas pesquisas.

Bom, acho que é só isso. Ficam aí compartilhadas essas dicas (de ouro) para você. Coloque tudo em prática e dedique-se à aplicação das regras de SEO em seu blog/site que vai valer o esforço. Abraço e sucesso!!

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastre-se em nossa newsletter

Conheça mais de nossos posts!