Como tornar o seu site mais responsivo de maneira simples

Como tornar o seu site mais responsivo de maneira simples

Atualmente, ter um site responsivo é quase uma questão de sobrevivência para as empresas, se tornando essencial para atrair mais potenciais clientes por meio das estratégias de Marketing Digital.

Pesquisas apontam para o fato de que, hoje em dia, mais de 40% da população mundial acessa à internet utilizando diferentes dispositivos, desde os desktops, passando por notebooks de todos os tamanhos, até os tablets, smartphones e outros dispositivos.

Portanto, fazer com que o site da empresa se adapte às proporções disponíveis, facilitando a visualização, independente do tamanho da tela, é fundamental para garantir que os usuários terão boas experiências online.

A consequência direta do investimento em um site responsivo, portanto, é o aumento nas possibilidades de crescimento no mercado, independente do segmento de atuação ou do tamanho da empresa.

O que é um site responsivo e por que ele é importante?

As páginas web responsivas são aquelas que permitem a exibição do conteúdo, independente do tamanho da tela do dispositivo, proporcionando experiências semelhantes, se não iguais.

A relevância de um design responsivo está na crescente tendência de acesso à internet por aparelhos com diferentes tamanhos, configurações e resoluções de tela.
Trata-se de uma técnica do Web Design que se tornou bastante popular e vem sendo empregada devido ao fato de ser econômico, rápido e funciona muito bem.

O site responsivo é uma das principais formas de otimizar a experiência dos usuários, sendo mais recomendada pelo principal site de buscas do que a criação de uma versão mobile para os sites.

O motivo para isso é porque a criação de um site responsivo demanda apenas uma versão de HTML e CSS. Ela é capaz de cobrir todas as resoluções de tela, evitando a criação de páginas específicas para cada tipo de dispositivo. O resultado é uma drástica redução do tempo e dos recursos necessários para melhorar os sites das empresas.

A criação de uma página com design responsivo possibilita a adaptação automática das páginas às características dos dispositivos. Além disso, melhora o posicionamento do site nos mecanismos de buscas.

Isso ocorre devido ao fato de que um e-commerce de equipamentos de construção, como forro de PVC liso, por exemplo, evita páginas duplicadas ou redirecionamentos, que costumam atrapalhar o carregamento dos sites.

Outra vantagem para o investimento em site responsivo, principalmente se a empresa já investe em estratégias de Marketing de Conteúdo, é o fato de que as páginas responsivas têm maior potencial de viralização.

Com o carregamento rápido e a adaptação aos celulares de maneira eficiente, o design responsivo favorece o compartilhamento. Essa ação de engajamento tende a se tornar simples e natural, principalmente se o conteúdo sobre arrasamento de estaca, ou outros trabalhos de demolição, estiver relevante e contar com informações de qualidade.

5 dicas simples para criar um site responsivo

O site responsivo representa muitas vantagens para os negócios. Ele ajuda a aumentar as oportunidades de vendas, pois facilita a visualização dos conteúdos de marketing, independente do dispositivo utilizado.

Contudo, o processo para criar ou transformar o design do site pode ser simplificado com algumas recomendações. Dentre elas, é válido enumerar:

1. Decidir quando fazer a mudança;
2. Monitorar o tráfego do site;
3. Inspirar-se em outros sites;
4. Utilizar as ferramentas de web design;
5. Apoiar-se em especialistas em programação e design responsivo.

1. Decidir quando fazer a mudança

No caso de empresas locatárias de caçamba de entulho, por exemplo, que já possuam uma landing page, blog ou site, o primeiro passo é decidir quando fazer a mudança.

Agora, contar com um site com design convencional pode representar uma vantagem. O design responsivo pode ser incluído aproveitando algumas programações já existentes.

Contudo, é preciso que os empreendedores não tenham medo de dar esse passo e simplesmente decidam quando a adaptação será feita, pesquisando as melhores formas de fazer isso.

2. Monitorar o tráfego do site

Antes de iniciar a criação da página responsiva, o ideal é que os gestores e profissionais envolvidos nas estratégias de Marketing Digital avaliem o tráfego do site. A ideia é conferir as estatísticas que apontam quantas pessoas acessam a página diariamente por smartphones e outros dispositivos móveis.

À partir do conhecimento dos dados, é possível que a administração do hospital para cachorro 24 horas, para exemplificar, consiga projetar os resultados da adoção do design responsivo. Assim, os empresários fazem investimentos mais assertivos, com maior confiança que irá valer a pena.

3. Inspirar-se em outros sites

Ao criar o site da empresa, independente do setor em que ela atua, pode ser de grande valia uma pesquisa em busca de inspiração. O fabricante de queimador industrial, por exemplo, pode navegar pela internet, investigando as URLs de negócios da mesma área de atuação ou selecionando modelos de fácil navegação para aplicar.

De uma maneira geral, quanto mais referências e informações o gestor e toda a equipe envolvida do projeto tiverem, melhor para os processos. Assim, a criação ou adaptação do site responsivo é feita com mais segurança.

4. Utilizar as ferramentas de web design

O site responsivo pode ser feito com o auxílio de diversas ferramentas de design, muitas delas disponíveis na internet. Elas facilitam e tornam acessíveis tarefas relacionadas à criação dos sites ou landing pages.

Assim, o próprio empreendedor de uma clínica de estética pode desenvolver um blog para promover conteúdos sobre abdominoplastia em âncora, por exemplo.

As plataformas podem ser programadas com design responsivo facilmente. Isso é possível desde que o profissional tenha paciência para aprender os conhecimentos necessários e saiba utilizar adequadamente as ferramentas.

Dentre as funções e vantagens que os programas possibilitam, destacam-se:

● Criação de interfaces em vetorial e não destrutivas;
● Criação fácil de páginas rápidas, simples e dinâmicas;
● Possibilidade de grids adaptáveis a qualquer resolução de tela;
● Criação diretamente no navegador, dispensando instalações ou compras.

5. Apoiar-se em especialistas em programação e design responsivo

A criação de um site responsivo com o auxílio das ferramentas encontradas na internet pode ser uma tarefa mais simples para algumas pessoas do que para outras.

A programação de sites, contudo, pode se tornar muito mais simples e eficiente quando um despachante especializado em laudo para transferência de veículo, por exemplo, puder contratar especialistas em programação e design responsivo.

Com formação na área, qualificações e experiências no assunto, os profissionais têm capacidade comprovada para desempenhar todos os processos com o máximo de qualidade.

Uma dica para contratar profissionais com experiência no assunto é pedir um portfólio ou conferir pelas suas referências na internet, em sites que tenham desenvolvido recentemente.

Para entender o trabalho do profissional, é necessário recordar a necessidade de visualizar a página em dispositivos com telas de diferentes tamanhos, atentando-se aos detalhes. O esperado é que a aparência das páginas mude conforme o tamanho da tela e a dica é reparar no funcionamento das soluções escolhidas.

Mais conselhos para a criação de sites com design responsivo

Independente da equipe responsável pelos trabalhos, durante o planejamento e a execução dos processos para a criação de um site responsivo, alguns conselhos podem ser decisivos para o sucesso da página. São eles:

● Atentar-se para a velocidade de carregamento;
● Evitar efeitos que podem prejudicar a experiência dos usuários;
● Utilizar imagens leves e flexíveis;
● Trabalhar com medidas fluidas na composição do site;
● Certificar-se da legibilidade dos textos.

Os empreendedores que estão sempre atentos às principais movimentações do mercado podem já ter reparado na importância de tornar o site das empresas responsivo. Trata-se de uma questão que já não pode ser considerada um diferencial e hoje representa um pré-requisito indispensável para o sucesso das estratégias de Marketing Digital.

Afinal de contas, além de investir nos meios e canais em que o público-alvo tende a se concentrar, é preciso que os empreendimentos invistam em soluções tecnológicas.

De nada adianta a empresa de móveis planejados, por exemplo, investir em conteúdos informativos sobre sala de reunião coworking, móveis para cozinha, ou outros assuntos, se o conteúdo tem difícil visualização.

Ao entrar na página, se o potencial cliente encontrar um design lento, que exige operações de zoom ou rolagens demais, são grandes as chances de ele desistir de conferir o material e partir para outros sites. Nesses casos, pode ser que a empresa esteja perdendo clientes para os concorrentes pelo simples fato de não atentar-se à experiência dos usuários dos sites.

Portanto, o investimento em um site responsivo pode ser simplificado com informação e assessoria de profissionais, resultando em mais tráfego, mais leads e mais oportunidades de vendas. Desta forma, os esforços em estratégias de Marketing Digital valem mais a pena, alcançam melhores resultados e possibilitam cada vez mais crescimento para as organizações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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