Antes de contratar, saiba para que serve uma consultoria de TI
Os processos na sua empresa não estão funcionando como deveriam e você vê que a solução pode ser investir em tecnologia. Porém, fica complicado contratar alguém sem saber de fato como funciona uma consultoria de TI.
Há muitas opções de prestadores de serviços na área de tecnologia. E, é fato, que muitas vezes não conseguimos identificar internamente o que realmente está errado no fluxo das demandas da empresa.
É neste tipo de situação que contratar um consultor de TI pode fazer uma grande diferença.
O que faz um consultor de tecnologia?
Podemos dizer que o papel de um consultor de TI é ser um especialista que se concentra na integração da tecnologia da informação nos negócios. Ele também vai mostrar aos clientes como usar a TI com mais eficiência para ajudar a alcançar objetivos e metas.
Isso pode ser feito através da introdução de novas soluções técnicas e plataformas de software nas atuais infraestruturas de TI. O objetivo deste tipo de implementação é melhorar processos e lucratividade.
Os consultores de TI normalmente trabalham como a ponte entre a equipe técnica e o time da empresa, obtendo uma compreensão clara dos requisitos do modelo e estratégia de negócios do cliente.
Por que procurar uma consultoria de TI?
Existem diferentes razões pelas quais uma empresa pode exigir a assistência de um consultor de TI:
- Implementar novos sistemas para aumentar a produtividade e a conscientização
- Buscar aconselhamento e recomendações sobre problemas comerciais e de TI
- Fazer recomendações para melhorar a eficácia da equipe
- Diagnosticar e refinar desafios e oportunidades
- Ajudar temporariamente durante um projeto em que a contratação de funcionários permanentes não é necessária
- Realizar uma consultoria especializada externa
Quais capacidades você deve buscar para escolher um consultor de TI?
Um consultor de TI deve ser apto a atingir altos padrões e ter fortes habilidades analíticas para entender possíveis problemas e desenvolver soluções.
A gestão do tempo e a capacidade de realizar várias tarefas são habilidades cruciais, além de ser desejável que o profissional possua fortes habilidades de comunicação para entender as necessidades e exigências dos clientes.
Outras habilidades do consultor de TI podem ser:
- Compreender bem as práticas e a natureza dos negócios da empresa
- Analisar possíveis problemas e apresentar soluções que funcionem
- Possuir boa capacidade de reconhecer os requisitos e o escopo dos negócios do cliente
- Conseguir desenvolver um plano de ação, incluindo escala de tempo e recursos necessários
- Monitorar os sistemas e redes de computadores em uma organização
- Boa relação com engenheiros de software e membros de suporte de TI
- Comunicar-se claramente para que o time da empresa entenda o trabalho que precisa ser feito
Embora qualquer graduação em TI possa ser aceita, os formados em engenharia de software, ciência da computação ou matemática são geralmente preferidos, embora qualquer pessoa com um forte conhecimento em TI e programação de computadores possa ser considerada, sem nenhum problema.
Um novo consultor de TI deve possuir habilidades para aprimorar as habilidades técnicas e de negócios, como codificação, linguagens corporativas como SAP e linguagens de programação como C, C ++, C #, Java, Visual Basic, .NET ou Python.
Agora que você já compreende bem o trabalho de uma consultoria de TI, é hora de pesquisar bons profissionais. Experimente conversar com a Control F5 e faça uma avaliação das necessidades da sua empresa. Contamos com profissionais qualificados que desenvolvem soluções inteligentes que cabem no seu orçamento.