Como fazer marketing no Dia dos Pais?

Como fazer marketing no dia dos pais

Aprenda como vender bem nesta data que cresce cada vez mais

Historicamente, o  Dia dos Pais sempre foi menos valorizado pela mídia do que o Dia das Mães. A boa notícia é que este cenário tem se modificado ano a ano. Se você tem um produto e quer aproveitar esta data para vender mais, entenda melhor como fazer marketing no Dia dos Pais

Segundo Antonella Weyler, Market Insights Lead do Google Brasil, os pais de hoje não querem apenas o antigo papel de provedor da casa. O pai do século 21 é muito mais participativo e clama por um papel protagonista no dia-a-dia da criação dos filhos.

Assim, muitas campanhas publicitárias ligadas ao Dia dos Pais tem buscado um tipo de abordagem onde pai e filhos apareçam muito mais integrados, companheiros e cúmplices na trajetória do crescimento de ambos.

Veja, por exemplo a campanha do Dia dos Pais da Riachuelo:


As vendas no Dia dos Pais só crescem

De acordo com dados do Google, entre os anos de 2015 e 2018 as buscas online sobre o Dia dos Pais cresceram em média 19%.

No comércio online, o Dia dos Pais foi a segunda data sazonal com mais pedidos em 2018, ficando apenas atrás do Dia das Mães. E, o mais interessante: tanto o Dia dos Pais, quanto das Mães tiveram um faturamento bastante semelhante.

Como fazer marketing no Dia dos Pais?

Como vender mais no Dia dos Pais?

O Google mostra ainda que a Internet é um canal cada vez mais promissor para impulsionar as vendas no Dia dos Pais.

De acordo com pesquisa do site de buscas, a Internet é o segundo local mais procurado pelos filhos para comprar os presentes dos pais.

Como fazer marketing no Dia dos Pais?

Se você tem um e-commerce, deve estar com suas campanhas de Dia dos Pais a todo o vapor. Mas, caso você não esteja obtendo os resultados desejados, confira como fazer marketing no Dia dos Pais.

Ofereça ofertas exclusivas

Em tempos de crise, tenha sempre em mente que descontos e ofertas são sempre um grande diferencial para vender mais.

Então, atraia clientes com descontos temáticos relacionados à data. Você pode, primeiro, compensar a lealdade de seu mailing list e seguidores de mídias sociais criando promoções exclusivas. Por exemplo, 20% de desconto, frete grátis, etc.

Não se esqueça também que este tipo de data é uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Assim, você pode investir em anúncios para diferentes públicos, oferecendo também os tão cobiçados descontos.

Inspire os seus clientes

Muitas vezes, os filhos navegam na Internet focados em encontrar o presente perfeito. E, em grande parte das situações, achar algo totalmente ideal para o pai não é tarefa fácil. Afinal, todo o filho hoje quer fugir dos presentes clichê, como a famosa gravata.

Então, trabalhe para aliviar essa dor desnecessária e torne a busca pelo presente uma tarefa prazerosa. Você pode, por exemplo, criar na sua loja uma categoria de destaque como “Ideias para presentes do Dia dos Pais” ou “Os dez presentes que seu pai irá adorar”.

O objetivo é ser útil, transformando sua loja em “conselheira” na hora da decisão de compra. Não deixe também de incluir também descrições relevantes de categorias e produtos, bem como imagens de qualidade.

Faça Upsell e Cross-Sell

Cada dia mais, é valorizada a ideia de que todo o pai tem um “mini-me”. Não importa se o filho tiver 3 meses ou 30 anos. Há sempre algum tipo de oportunidade de combinar os dois, por semelhança em algum sentido. 

Aproveite para recomendar itens correspondentes para seus clientes, no mais simples estilo “tal pai, tal filho”. Por mais básica que pareça, a ideia costuma ser bem sucedida.

Veja o exemplo do site da marca Reserva Mini:

Como fazer marketing no Dia dos Pais?

Use o e-mail para refrescar a memória do seu consumidor

Isso não ocorre apenas no Brasil. Acredite que, em todo o mundo, a maioria dos consumidores espera até o último minuto para começar a fazer as compras do Dia dos Pais. 

Isso faz com que seja essencial que você sempre lembre o consumidor sobre a data, até que ele se demonstre pronto para a realização da compra. 

O e-mail continua sendo uma ferramenta bastante importante neste processo. Se você mantiver sua marca presente na mente do seu público, na “hora da correria”, sua loja será a primeira que eles irão. 

Agora você já sabe como fazer marketing no Dia dos Pais de uma forma simples e eficaz. E, mesmo que você já tenha uma campanha em curso, na Internet é sempre possível fazer ajustes e alinhar suas mensagens e promoções.

Aproveite bem cada oportunidade e venda ainda mais nesta data que se torna cada vez mais popular.  Se precisar de ajuda para suas próximas ações de marketing, fale com a Control F5. Desenvolvemos estratégias customizadas de acordo com suas necessidades, onde você investe apenas o necessário e tem ótimos resultados. 

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