Como fazer email marketing passo a passo

Uma das melhores estratégias de mercado em se tratando da aquisição e fidelização de clientes, gerando leads que possam ser convertidos em consumidores é conseguir uma lista de e-mails e, desse modo, ir ao encontro às necessidades do seu público alvo. Por isso, no artigo de hoje vou compartilhar com vocês as melhores dicas de como fazer email marketing passo a passo e alcançar um número crescente de pessoas que precisam dos serviços e/ou produtos que sua empresa oferece, além de conhecerem sua marca. Confira!

“Marketar” – relembrando o conceito

De modo direto, o marketing consiste em descobrir qual serviço/produto é de interesse de quem vai consumir, a partir daí, estabelecer estratégias para vender, se comunicar com o cliente em potencial e desenvolver os negócios comerciais. É muito importante ter isso em mente para que você tenha como desenvolver um e mail marketing passo a passo realmente eficaz e que gere os resultados esperados/necessários.

Nesse caminho, que deve ser percorrido diariamente, a visão principal deve ser a de um relacionamento saudável que beneficiará tanto quem está na sua lista e-mails quanto os negócios da sua empresa.

Antes mesmo de saber como fazer um e mail marketing, lembre-se de dar atenção aos quesitos abaixo, os quais são imprescindíveis:

  • estudar o mercado de atuação da sua empresa
  • definir quais são as melhores estratégias
  • planejar e investir em publicidade
  • conseguir vendas (ou qualquer outro tipo de conversão desejada)
  • oferecer assistência pós conversão

Porém, não se esqueça de que é preciso sim focar sempre em aumentar sua clientela, mas fidelizar clientes e dar atenção para estes é de suma importância.

Como fazer email marketing passo a passo

A primeira etapa é conseguir um bom número de endereços eletrônicos, o que deve ser alcançado de modo estratégico por parte de sua empresa online (site) e de maneira espontânea por parte dos visitantes. Isso quer dizer o seguinte: jamais pense em comprar lista de e-mails. Coloque formulários no seu website (seja na sidebar, no final de um artigo novo), perguntando ao visitante se ele quer receber novidades (newsletters/cartas de notícias) ou algum livro eletrônico (e-book) ou qualquer outra “isca digital” e, através dessas ações, você saberá como montar um e mail marketing eficiente.

Fique por dentro: outro método muito eficaz utilizado na captação de e-mails são as “landing pages” (squeeze page), as quais possuem layout mais clean, evitando que o usuário se distraia e seja convertido em um “lead” (visitante que cadastrou seu e-mail voluntariamente no seu blog/site).

email marketing como fazer

 

Leve a sério cada visitante e trate-os com respeito, não se esquecendo de que quanto mais você conhece seu público, maiores serão as chances de você alcançar e fidelizar clientes. Esse é o primeiro pensamento quando o assunto é como criar um email marketing de sucesso.

Veja ao que você deve se atentar:

  1. Pessoalidade – apresente-se, construa um relacionamento pessoal com o receptor da mensagem.
  2. Título do e-mail – deve ser caprichado, atrativo, gerando no destinatário a vontade de abrir.
  3. Personalização do destinatário – quanto menos automáticos forem os e-mails, mais à vontade irá se sentir quem estiver recebendo.
  4. Templates responsivos otimizados para dispositivos móveis – a cada dia aumenta o número de visitantes por celular, iphone, tablets. Se você quiser ter como fazer email marketing passo a passo, atente-se a esse detalhe!
  5. Frequência de envio – ninguém quer ficar recebendo um monte de e-mails da mesma empresa toda semana. Não queira que sua mensagem seja marcada como “spam”.
  6. Objetividade – não escreva algo que demande muito tempo para ler. Utilize uma escrita objetiva.
  7. Utilidade – só envie o e-mail a pessoas que realmente estão precisando daquilo que você estiver oferecendo.
  8. Bem estar – faça com que o visitante cadastrado se sinta bem e mostre que seu único interesse é ajudá-lo.
  9. Foco no usuário cadastrado em suas listas de e-mail (e não em você) – dê preferência à utilização de “você”, “sua”, “seu”, ao invés de “meu”, “minha”, “eu”. É fundamental no referente a como construir um e mail marketing bom e rentável.
  10. Informação sobre o motivo do email e o local de cadastro (site/blog) – converse com o receptor e lembre-o da razão daquele e-mail ter sido enviado e onde o visitante se cadastrou.

 

como criar um email marketing

Além dessas dicas de como criar um e mail marketing passo a passo (as quais recomendo que você deixe salvas ou anote-as), as segui

ntes estratégias devem ser consideradas a fim de obter resultados promissores:

  • Presenteie o visitante cadastrado com brindes e outras recompensas (pds, infográficos, e-books).
  • Use chamadas de ação, atentando-se à boa visibilidade destas (call to actions).
  • Links devem aparecer durante o decorrer da mensagem, em pontos estratégicos.
  • Não exceda nas promoções.
  • Estude seus concorrentes, cadastre-se com eles e veja como realizam o disparo de email marketing.
  • Não pare de testar. Por exemplo, envie o mesmo e-mail com título diferente a dois grupos de usuários cadastrados e veja qual mais converteu (teste A B).

Dica extra: sempre coloque no e-mail enviado um link onde o usuário poderá realizar o cancelamento de seu cadastro caso não queira mais receber os emails. Não force a barra e entenda que todas as ações por parte do visitante devem ser tomadas de forma espontânea.

Como enviar email marketing

O envio de emails deve ser programado, automatizado e parecer o mais natural possível, dando a impressão de que a mensagem foi enviada, de fato, a cada destinatário pessoalmente. Essa é uma das regras essenciais de como fazer email marketing passo a passo.

Posso indicar aqui duas plataformas “auto responder” (respostas automáticas) mais utilizadas:

Nelas você já vai ter, à sua disposição, uma plataforma com disparador de e mail marketing que vai facilitar e agilizar todo esse processo, esteja você visando à redução dos custos na hora de conseguir clientes, fidelização, aumentar as visitas, melhorar o engajamento, geração de leads e demais tipos de conversão. Usando-as, você vai ter como enviar email em massa sem nenhum problema.

Qual o melhor dia para enviar e mail marketing?

Depende muito de qual audiência (público) você estiver interessado em abordar, mas pesquisas apontam os melhores dias e, inclusive, horário. Confira neste infográfico (clique aqui).

Link do infográfico original (em inglês):
https://www.smartinsights.com/email-marketing/email-communications-strategy/which-day-of-the-week-is-best-for-sending-email/

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