Como escolher uma consultoria de TI para pequenas empresas?

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Descubra a melhor forma de inserir mais tecnologia na sua PME

A cada dia, torna-se ainda mais fundamental a implementação de tecnologias para as empresas dos mais diversos portes. Se você é um pequeno empresário, está ciente desta necessidade, porém fica em dúvida sobre qual a melhor forma de realizar as mudanças requeridas. Por isso, é importante entender realmente como funciona uma consultoria de TI para pequenas empresas.

As consultorias tornaram-se uma parte importante da cultura dos negócios. As empresas decidem contratar consultores quando a expertise em um determinado nicho ou uma nova perspectiva externa é necessária à organização.

À medida que a Tecnologia da Informação transformou a forma como as empresas operam, o serviço dos consultores da área ganharam importância cada vez maior.

Isso acontece porque acompanhar todas as tendências tecnológicas em um cenário de constante mudança é uma tarefa árdua. Manter um departamento de TI em tempo integral para garantir que a empresa permaneça competitiva também pode ser bastante oneroso.

Uma consultoria de TI que tenha a qualificação necessária pode orientar sua empresa a se tornar mais eficiente e, consequentemente, aumentar o seu ROI.

Para realizar um projeto com sucesso, uma consultoria de TI deve seguir várias etapas. Para começar, são realizadas entrevistas com a empresa cliente, para coletar informações sobre os objetivos a serem alcançados, o ambiente e o contexto nos quais a empresa está inserida, bem como dados sobre a situação atual em relação à tecnologia.

A segunda etapa consiste em analisar os dados apurados. O consultor de TI discutirá cada assunto com seu time e também com o cliente, a fim de identificar as principais deficiências relacionadas ao emprego de tecnologia, seja em relação aos processos de negócio, seja em relação à infraestrutura ou à utilização de ferramentas mais adequadas.

Por último, a consultoria de TI entregará os resultados das suas análises com um diagnóstico do cenário atual, suas recomendações e planos de ação.

O que você deve considerar para contratar a melhor consultoria de TI?

Dentre tantos prestadores de serviço existentes no mercado, é essencial definir quais critérios são mais relevantes na hora de escolher a melhor consultoria de TI para o seu negócio.

Então, veja a seguir quais os principais pontos a se considerar para fechar parceria com uma empresa de TI:

Habilidades para realização de uma consultoria abrangente

Prestar consultoria de TI envolve ajudar os clientes a tomar decisões viáveis e eficazes que reflitam os melhores interesses da empresa e de todos os funcionários envolvidos.

Isso significa que um bom consultor de TI precisa ser capaz de aconselhar as empresas em todos os aspectos que a Tecnologia da Informação possa envolver.

Isso inclui a recomendação de quais infraestruturas e processos será preciso implementar, quais devem ser melhorados e quais podem ser descartados.

Boa capacidade de gestão

Consultores de TI bem qualificados entendem que sua função exige gerenciamento e tomada de decisões eficientes.

Na prática, isso significa possuir habilidades de gerenciamento de projetos, como definição de escopo, gestão de recursos, orçamento e cronograma, entre outras.

Visão estratégica também é um fator importante, pois muitas decisões e processos de TI são bastante sensíveis ao tempo.

Conhecimento técnico apurado

Um grande conhecimento técnico faz de uma consultoria a força que realmente contribuirá para o sucesso da sua empresa.

Não basta apenas conhecer algumas centenas de siglas indecifráveis e forçar a todo custo a implantação da tecnologia mais recente ou que virou moda. Conhecer a fundo as opções que o mercado oferece é essencial para que as opções mais adequadas sejam selecionadas, sempre levando em consideração o melhor custo-benefício para o cliente.

Facilidade de comunicação entre consultoria e empresa

Uma boa consultoria de TI deve demonstrar boas habilidades de comunicação e saber explicar conceitos técnicos mais específicos para clientes que podem não dominar o assunto.

A comunicação também é essencial para resolver conflitos de forma construtiva. Uma consultoria de qualidade deve manter os clientes atualizados em relação a todos os desenvolvimentos relativos à sua empresa, para que sempre fiquem cientes do andamento do projeto e resolvam impedimentos e imprevistos da melhor forma e de comum acordo.

Habilidades de comunicação bem desenvolvidas são uma base essencial para construir o crescimento por meio de consultoria de TI.

Experiência e referências

É claro que é esperado que os consultores de TI tenham boa formação acadêmica, entretanto, a TI é uma área onde o auto aprendizado e a experiência real em projetos são atributos fundamentais. O equilíbrio entre conhecimento teórico e prático é a chave para o sucesso de uma consultoria de TI.

Pode até ser um clichê, mas o boca-a-boca continua sendo a “alma do negócio”. Assim, busque informações com outras empresas para as quais a consultoria de TI que você considera contratar já tenha desenvolvido projetos. Boas referências são um excelente sinal de que você está no caminho certo.

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