Aprenda como trazer clientes para o seu e-commerce
Se sua empresa está procurando adaptar-se à nova realidade imposta pela pandemia do Covid19, você possivelmente já montou ou planeja lançar uma loja virtual, certo? Mas, é importante fazer com que mais e mais pessoas saibam que sua empresa está vendendo pela Internet. Então, como divulgar seu e-commerce?
É preciso ter persistência aliada a uma variedade de estratégias de marketing para alcançar seu público e aumentar as vendas.
A alternativa de tentar ganhar mais clientes com marketing agressivo, geralmente não funciona. Ao contrário, este tipo de técnica acaba sobrecarregando e irritando o público.
Um marketing eficaz significa entrar em sintonia com o público de uma forma interessante e contínua, com o objetivo de criar familiaridade e incentivar a compra.
Saiba que é totalmente possível implementar estratégias de marketing gastando pouco ou nenhum dinheiro.
Táticas criativas são parte de uma estratégia de marketing diversificada e permitem conexões de longo prazo, oferecendo oportunidades para envolver e atrair novos compradores.
Conheça então algumas estratégias para divulgar sua loja virtual:
Divulgue seu e-commerce nas redes sociais
Fazer marketing em mídias sociais tem tudo a ver com consistência. Postar regularmente em horários que se ajustem às agendas de seus clientes, permite que você alcance e envolva compradores.
Porém, não adianta sair postando tudo em todas plataformas de mídia social. Concentre-se nos canais que seus clientes estão realmente usando. Você pode pesquisar quais plataformas o seu público participa com mais frequência.
Você também deve compartilhar links para sua loja virtual e produtos, bem como novidades, conteúdos relacionados àquilo que você vende, promoções e descontos.
Utilize diversos canais de vendas
Em vez de vender apenas na sua loja virtual, é uma excelente estratégia divulgar seus produtos também pelas plataformas chamadas de marketplace. Sites como Americanas, Submarino, Carrefour, Mercado Livre e outros que contam com uma imensa visibilidade, servem como parceiros para você vender seus produtos.
Cada um desses canais possuem um conjunto exclusivo de visitantes que talvez não encontrassem sua loja online.
Depois de expor os clientes a seus produtos por meio dos marketplaces, eles serão levados a desenvolver a lealdade à sua marca e explorar mais dos seus produtos em seu próprio e-commerce.
Tenha uma estratégia de SEO
Para conseguir ser encontrado no Google, é preciso otimizar sua loja online para que ela receba mais visitas. Para fazer isso é necessário uma técnica chamada de SEO. A estratégia inclui desde o uso de palavras chave, imagens, links e outras inúmeras técnicas.
Você pode direcionar mais tráfego e aumentar as vendas em sua loja online, porque os termos e frases mais pesquisados pelos usuários do Google podem aparecer em seu site.
Crie um blog
Empresas de todos os setores criam blogs para fornecer ao seu público conteúdos valiosos sobre inúmeros assuntos relacionados à marca ou aos produtos.
Você não sabe ao certo sobre o que escrever? Então, reúna as perguntas que os clientes costumam fazer a você ou sua equipe de atendimento e vendas.
Gere postagens que forneçam respostas para esses problemas, para que o público possa retornar sempre quando enfrentar problemas futuros.
Ao fazer um brainstorming de ideias de posts, considere também o estilo de vida de seus compradores mais típicos. Como eles se envolvem com o seu produto no dia-a-dia? Escreva, por exemplo, um artigo que ofereça dicas ou um tutorial sobre como eles podem integrar seus produtos à vida deles de maneiras diferentes.
Adicionar elementos visuais, como gráficos e vídeos ao seu blog é uma maneira fácil de tornar seu conteúdo mais claro.
A publicação regular de artigos no blog e a promoção do conteúdo nas mídias sociais permitem gerar interesse em torno do seu produto, direcionar tráfego para sua loja online e aumentar as vendas.
Trabalhe promoções via e-mail
O e-mail marketing é uma maneira fácil de segmentar compradores e oferecer promoções que atendem às suas necessidades específicas. Promoções, cupons, ofertas, enfim, há diversas estratégias que fazem sucesso quando divulgadas por e-mail, aumentando o tráfego da sua loja online.
Por exemplo, os visitantes da loja que viram seus produtos, mas nunca fizeram uma compra, podem receber por e-mail um desconto de primeira compra.
Os clientes recorrentes podem, por exemplo, receber um lembrete por e-mail sobre a liquidação da sua loja, pois já são fãs da marca.
Se precisar de mais ajuda para divulgar seu e-commerce, venha bater um papo com a Control F5. Contar com o serviço de uma agência de marketing digital é bem mais acessível do que você pensa. Conte conosco para sair da crise e vender mais.