Como criar um conteúdo que gere engajamento?

engajamento

O marketing de conteúdo é um importante meio de aumentar seu engajamento, afinal, é uma ferramenta fundamental para conseguir fazer com que seus leads cresçam, bem como para construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Importante ressaltar que o perfil de cliente mudou nos últimos anos. Hoje, a maioria das pessoas está muito mais exigente com relação aos produtos e serviços que consomem, bem como a toda a experiência de compra vivida.

Os avanços na tecnologia, sobretudo na área de internet, possibilitaram que o acesso à informação fosse muito mais rápido. Hoje em dia, uma pessoa que queira saber mais sobre ancoragem predial, por exemplo, só precisa dar um clique em seu smartphone.

Por isso, anúncios impessoais e diretos, que simplesmente apresentam um produto ou serviço estão com os dias contados, tendo cada vez menos engajamento. Por outro lado, a criação de conteúdo está cada vez mais em alta na maioria das empresas.

Quando um consumidor tem uma necessidade, a primeira opção que ele tomará é procurar na internet por possíveis soluções para o problema. Mais do que um produto, ele quer respostas.

Nesse ponto, o marketing de conteúdo surge como um importante aliado de sua empresa. Pensando nisso, vender uma cobertura em policarbonato, por exemplo, é muito mais fácil quando você vende o conceito para seus clientes.

Isso porque através dele você conseguirá explorar todos os detalhes importantes para conseguir aumentar seu engajamento. Ademais, para conseguir os resultados adequados, é preciso tomar algumas ações que façam seu conteúdo gerar muito mais engajamento.

Identifique as necessidades de seu público

Para conseguir gerar um bom engajamento com seu conteúdo, ele precisa ter qualidade. Porém, mais do que isso, ele precisa chegar até as pessoas que precisam das respostas que você tem a oferecer.

Por isso, identificar o seu público-alvo é uma importante tarefa para o planejamento estratégico de suas ações de marketing de conteúdo. Você deve ser capaz de identificar as peculiaridades de pessoas mais propensas a consumir seu conteúdo.

Existem diversos fatores que podem ser incluídos em sua análise, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Entre outros pontos.

Quando você delimita suas buscas e consegue compreender cada um dos detalhes que tornam estas pessoas mais propensas a adquirir seu conteúdo, consegue personalizar o material para conversar diretamente com estas pessoas.

Pense, por exemplo, em uma pessoa que está construindo uma casa, a compra de um bloco de alvenaria, assim como conteúdos relacionados ao assunto, são de total interesse dela. Aí está a importância de direcionar sua campanha e conhecer seu público.

Então, uma boa maneira de compreender seu público-alvo e afunilar o tipo de conteúdo que você precisa produzir é com a utilização de uma persona. Esta ferramenta é uma idealização de um cliente, pensado com muito mais profundidade.

Uma persona é quase um ser humano completo. Você deve pensar em todos os detalhes possíveis para criá-la, desde um nome e endereço até medos e anseios que ela possa sentir. Então, você poderá testar suas ações de marketing e identificar pontos fortes e fracos.

Quanto mais você conseguir explorar esse tipo de mecânica, mais assertivas serão suas ações. Dessa forma, você acaba conseguindo conquistar um espaço muito mais confortável no mercado, enquanto as pessoas continuam procurando seu conteúdo.

Comece montando a sua estratégia

Para que qualquer campanha de marketing de conteúdo tenha efeito, é preciso montar uma boa estratégia. Ao vender, por exemplo, uma simulação acústica, você precisa compreender para quem e o que vender.

Esse tipo de recurso é a base de qualquer ação que busque mais engajamento para sua empresa, uma vez que todas as estratégias do universo do marketing digital envolvem seu conteúdo.

Se você simplesmente publicar artigos ou outros materiais sem uma campanha bem estruturada e pronta para avaliar os resultados, acabará tendo um engajamento muito menor. Ainda assim, esse tipo de ação movimenta seu site.

Entretanto, é preciso identificar todas as possibilidades de engajamento que você pode obter com um bom marketing de conteúdo. Primeiramente, defina os limites para as pessoas que você deseja alcançar.

Além de criar conteúdo específico para seu público, pode ser do interesse da empresa de pintura, ou qualquer outra, atingir uma parcela específica deste público, ou tentar se engajar com um novo grupo, fora de seu público-alvo.

Para que isso seja feito, você deve se atentar a todos os detalhes da campanha, como o nicho de pessoas que você pretende alcançar, o tipo de engajamento que será realizado e quais serão os maiores desafios para conquistar seus objetivos.

Analisar a concorrência também é importante no momento de criar uma boa estratégia de engajamento, uma vez que é muito provável que eles próprios estejam fazendo suas ações.

Assim, você consegue identificar falhas e pontos fracos na interação com eles. Dessa forma, a criação e divulgação de qualquer conteúdo, seja sobre a utilização de alarme para comercio ou as tendências da moda, fica muito mais certeira.

Lembre-se, formate bem seu conteúdo

É importante que seu conteúdo seja de fácil assimilação, do contrário será muito difícil que você alcance o resultado esperado, mesmo que o material seja de qualidade. A maioria dos usuários possui algumas restrições de leitura, e você deve se adaptar a isso.

O primeiro ponto que você deve observar é o tamanho dos parágrafos de texto que você escreve. Isso porque, hoje em dia, graças à tecnologia mobile, a maioria das pessoas acessa o conteúdo de sites e blogs pelo smartphone.

Por ter uma resolução muito menor que a tela de um computador, é complicado ler textos com parágrafos muito grandes, uma vez que eles acabam se estendendo muito mais do que em um monitor comum.

Por isso, o ideal é que se limite a três linhas por parágrafo para que qualquer pessoa consiga ler com clareza as informações que você está tentando passar sobre sinalização em braille ou outro tema.

Outro importante elemento da formatação é a utilização de títulos. Estes títulos são fundamentais para que a pessoa consiga encontrar exatamente o que procura em seu texto.

Muitas vezes, ela precisa de uma informação específica, que pode ser encontrada muito mais facilmente com a utilização de títulos durante a escrita.

Se você precisa destacar uma palavra ou frase, a utilização do negrito é uma boa escolha para criar um conteúdo agradável de ler, que chame a atenção.

Além disso, caso decida utilizar uma palavra em outro idioma, o ideal é colocá-la em itálico para que a referência fique mais clara.

Aposte também em outras mídias

A criação de conteúdo depende em grande parte da produção textual de material para você conseguir divulgar, mas ela não deve ser restrita a isso. O conteúdo visual tem um grande apelo com boa parte do público.

Isso porque a capacidade de assimilação em imagens é muito mais rápida e direta do que através de um texto maior. Ademais, normalmente, esse tipo de conteúdo é o que atrai a atenção do consumidor para que ele inicie a leitura.

Por isso, é importante ter em mente a estrutura de publicações que você pretende fazer, e como isso vai afetar outras mídias. Criar conteúdo sobre coifa inox, ou outro tema, não é restrito ao conteúdo que você publica em seu site ou blog.

Você pode explorar conteúdos em vídeos, áudios e diversas outras formas, agregando ainda mais engajamento para seu conteúdo.

Crie conteúdos que tenham chance de viralizar

O ideal de qualquer produção de conteúdo é a capacidade de viralizar ele na internet. O conceito de viral vem de quando algo se espalha desenfreadamente. Esse tipo de ação acontece naturalmente, mas é possível incentivar sua audiência a encontrar seu conteúdo.

Quando você cria um título chamativo e um conteúdo interessante, é comum que as pessoas próximas comecem a espalhar este conteúdo em suas redes sociais.

Estas pessoas alcançaram um grupo maior, que também pode compartilhar, e assim sucessivamente, até que você esteja bastante avançado na questão de compartilhamento e com um alcance muito maior.

Por isso, é importante criar um conteúdo que chame a atenção e seja de qualidade, principalmente porque o potencial de viralização depende do quanto as pessoas estão interessadas em consumir seu conteúdo.

Considerações finais

Aumentar seu engajamento é uma das principais formas de conseguir mais clientes e aumentar sua visibilidade. Por isso, quando você criar conteúdo, é importante que defina formas de conseguir aumentar seu público com ele.

Esse tipo de ação é fundamental para que sua empresa seja mais conhecida no mercado e, com o tempo, consiga até mesmo ganhar um espaço maior no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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