As comunidades digitais possibilitam que pessoas ou empresas que possuam interesses em comum compartilhem suas experiências, ideias e soluções
Uma comunidade digital não é apenas uma página ou número de seguidores. É um meio que possibilita reunir pessoas e empresas com gostos em comum para compartilhar ideias e soluções, experiências e conteúdos relevantes. A comunidade nas redes sociais também permite otimizar sua comunicação, e assim gerar um maior engajamento.
Para muitos, o marketing de relacionamento na internet, pode ser um grande desafio. Os números são importantes, mas o engajamento é primordial para o seu negócio. Pensando nisso, a Control F5 selecionou alguns dos benefícios e vantagens em construir uma comunidade nas redes sociais.
- Manter um relacionamento próximo do seu cliente e parceiros;
- Feedback autêntico e inspirador;
- Menores custos;
- Participação ativa com a sua marca.
Também vale destacar que a comunidade nas redes sociais possibilita um canal de conversas e trocas de experiência, e assim é possível captar alguns dados e informações que podem auxiliar na elaboração e execução de certas estratégias de marketing.
Alguns conselhos para construir uma comunidade nas redes sociais
Determine um objetivo
É possível fazer uso da comunidade nas redes sociais para diversos propósitos, como: promover networking entre empresas parceiras, organizar eventos em geral, possibilitar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e impacto social, e muitas outras finalidades.
Estabeleça regras e tenha pessoas responsáveis pelo gerenciamento da comunidade
A comunidade nas redes sociais tem de ser um espaço confiável e agradável. Para isso, é importante definir regras de conduta, de compartilhamento de conteúdo etc.
Assim como também é necessário ter uma equipe de gestão para manter a organização e interceder nas interações.
Defina um canal digital
É possível construir uma comunidade nas mais diversas mídias sociais. Tudo depende do seu público-alvo e dos seus objetivos. Então é possível usar as redes sociais mais tradicionais, como: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Mas também é conveniente considerar o uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e Telegram ou até mesmo fóruns, como por exemplo o Reddit. Para os mais engajados é possível se aventurar e inovar com o Discord.