Como construir uma comunidade nas redes sociais?

comunidade nas redes sociais

As comunidades digitais possibilitam que pessoas ou empresas que possuam interesses em comum compartilhem suas experiências, ideias e soluções

 

Uma comunidade digital não é apenas uma página ou número de seguidores. É um meio que possibilita reunir pessoas e empresas com gostos em comum para compartilhar ideias e soluções, experiências e conteúdos relevantes. A comunidade nas redes sociais também permite otimizar sua comunicação, e assim gerar um maior engajamento. 

Para muitos, o marketing de relacionamento na internet, pode ser um grande desafio. Os números são importantes, mas o engajamento é primordial para o seu negócio. Pensando nisso, a Control F5 selecionou alguns dos benefícios e vantagens em construir uma comunidade nas redes sociais.

 

  • Manter um relacionamento próximo do seu cliente e parceiros;
  • Feedback autêntico e inspirador;
  • Menores custos;
  • Participação ativa com a sua marca.

 

Também vale destacar que a comunidade nas redes sociais possibilita um canal de conversas e trocas de experiência, e assim é possível captar alguns dados e informações que podem auxiliar na elaboração e execução de certas estratégias de marketing.

Alguns conselhos para construir uma comunidade nas redes sociais

 

Determine um objetivo

 

É possível fazer uso da comunidade nas redes sociais para diversos propósitos, como: promover networking entre empresas parceiras, organizar eventos em geral, possibilitar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e impacto social, e muitas outras finalidades.

 

Estabeleça regras e tenha pessoas responsáveis pelo gerenciamento da comunidade

 

A comunidade nas redes sociais tem de ser um espaço confiável e agradável. Para isso, é importante definir regras de conduta, de compartilhamento de conteúdo etc.

Assim como também é necessário ter uma equipe de gestão para manter a organização e interceder nas interações.

 

Defina um canal digital

 

É possível construir uma comunidade nas mais diversas mídias sociais. Tudo depende do seu público-alvo e dos seus objetivos. Então é possível usar as redes sociais mais tradicionais, como: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Mas também é conveniente considerar o uso de aplicativos de mensagens como o WhatsApp e Telegram ou até mesmo fóruns, como por exemplo o Reddit. Para os mais engajados é possível se aventurar e inovar com o Discord.

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