Entenda como funciona o trabalho da Control F5 e porque temos diversos clientes da área de jogos
A Control F5 é uma empresa que oferece diversas soluções a clientes do mercado de jogos e apostas, para que estes operem no Brasil com todo o respaldo necessário, segurança e sucesso. Uma pergunta bastante frequente que recebemos é: “Como vocês conseguem atender a diversos sites de jogos e apostas?”. Pelo fato de prestarmos uma assessoria pioneira no Brasil, é normal que os operadores de jogos façam esse tipo de questionamento. Afinal, obter um serviço de excelência é fundamental, quando se pensa em firmar parceria com uma empresa como a nossa, que possui uma proposta tão abrangente. Para esclarecer como funciona o trabalho da Control F5, fizemos uma entrevista com André Alves, executivo da empresa. Ele esclarece diversos pontos a respeito do trabalho da Control F5 e explica como é possível prestar uma consultoria personalizada a cada um dos clientes do setor de jogos.
A Control F5 é um centro de serviços para operadores de jogos que desejam atuar no Brasil. Como isso funciona na prática?
AA: Sempre buscamos oferecer algo que ajudasse os operadores que desejam atuar no Brasil de forma integral, não simplesmente com um serviço específico, mas realmente disponibilizar um pacote que possa auxiliar o operador em tudo que ele precisa para estruturar sua operação no mercado brasileiro. Na prática, somos um “one stop shop”: um hub de serviços que independentemente do formato da operação, traz o maior número possível de soluções para cada cliente. Foi trabalhoso chegar nesse modelo, pois demandou um grande volume de especialização e parcerias. Agora, moldamos todos os serviços e especialidades, podendo agregar valor e impactar o mercado, acelerando e melhorando o lançamento ou performance de operações de jogos no Brasil.
O que é mais importante que uma empresa do ramo de jogos e apostas tenha para atuar no Brasil?
AA: De fato, o que é mais importante para uma empresa de jogos ter sucesso no mercado, é conhecer o Brasil de verdade. É preciso entender como o nosso público pensa e o que realmente busca. A partir daí, fica muito mais fácil fazer um planejamento eficiente e montar estratégias focadas em resultados. Toda esta inteligência é fruto do nosso trabalho ao longo de anos de desenvolvimento. Hoje, nosso hub de serviços é capaz de agregar valor em qualquer projeto no mercado, pois tem um foco preciso no público-alvo e nas peculiaridades do país.
“Entregamos o melhor em cada projeto, não direcionamos tráfego e nem compartilhamos ferramentas entre nossos clientes”
Como a empresa desenvolve o mapeamento das necessidades de cada cliente?
AA: Entendemos que apesar de estarmos trabalhando em um mercado bem competitivo e que busca um público-alvo potencialmente semelhante, cada cliente tem uma necessidade específica. Cada marca tem objetivos, valores e necessidades diferentes. Dessa forma, sempre partimos do entendimento das premissas iniciais, para depois aplicar a nossa inteligência e planejamento em cada uma das ações. Somos especialistas, mas os projetos precisam de um envolvimento profundo do cliente, com apoio e direcionamento para que possamos efetivar todos esses valores nas estratégias criadas.
Uma vez que foi feito o levantamento das necessidades de cada cliente, quais são os próximos passos?
AA: Antes de qualquer coisa, precisamos realizar testes, entender cada etapa do processo, avaliar como os fatores se encaixam nos valores da marca, se a experiência desejada está sendo transmitida ao público-alvo, etc. Sabemos que o concorrente está sempre à distância de um clique, oferecendo outras experiências. Então, buscamos garantir que todos os valores da marca estejam alinhados com a experiência do público em suas ofertas. Com essa análise em mãos, fazemos um planejamento estratégico global, contemplando desde as adaptações de experiência, passando por planejamento de comunicação e publicidade, até nos aprofundarmos nos detalhes do relacionamento direto com o usuário final. Assim, podemos garantir que esse relacionamento será carregado de todos os valores planejados pela marca.
Como a Control F5 consegue atender diversos clientes do segmento de apostas?
AA: O trabalho desenvolvido pela Control F5 é consultivo, contemplando inteligência e construção de marcas. Diferentemente de outros modelos de negócios, como por exemplo o de afiliados, nós desenvolvemos tudo em nome de nossos clientes, com estratégias, consultoria e, principalmente, ferramentas próprias. Nosso modelo de negócios é baseado na excelência. Entregamos o melhor em cada projeto, não direcionamos tráfego e nem compartilhamos ferramentas entre nossos clientes. Cada cliente da Control F5 tem suas próprias redes sociais, suas campanhas e publicidade ativadas em nome da sua marca. Para cada um, criamos estratégias e estruturas de comunicação únicas. Cada cliente tem o melhor de nosso trabalho.
“Criamos estratégias e estruturas de comunicação únicas. Cada cliente tem o melhor de nosso trabalho”
A maioria dos clientes almejam a obtenção de resultados imediatos em suas operações, em termos de aquisição de clientes, crescimento, lucros, etc. Isso é realmente possível?
AA: Do ponto de vista do marketing, o resultado imediato é algo muito complexo. Gerar tráfego de maneira rápida é até fácil. Porém, construir uma marca, reconhecimento, tráfego qualificado, métricas e kpis de avaliação é algo que demanda tempo. Nenhuma marca, seja em qual segmento for, é construída da noite para o dia. O marketing digital, por ter ferramentas mais ágeis, gera a ilusão de que os resultados vêm de imediato. Marketing não é baseado somente em tráfego. Ele significa a construção da imagem da marca no mercado, otimização de resultados continuamente, e tudo isso só pode ser feito de fato com um trabalho de longo prazo. Claro que algumas coisas podem ser avaliadas a curto prazo, mas o resultado mais amplo necessita de investimento além de tempo para a maturidade da estratégia e avaliação de resultados.
Qual a diferença entre lançar uma empresa nova no mercado e atender um cliente que já está operando?
AA: Em termos do trabalho a ser desenvolvido tem pouca diferença, mas em termos de planejamento, é totalmente diferente. Planejar o lançamento de uma nova marca do mercado exige a construção de ações que ainda não foram realizadas e testadas em termos de conexão com o público-alvo. Uma marca que já está operando tem uma série de dados que podem ser avaliados e medidos antes de um novo lançamento de campanha. Como todos os trabalhos que desenvolvemos são personalizados, avaliar esse histórico e entender o que já foi feito faz muita diferença, porque não existe um roteiro comum que funcione para todos. Sempre dizemos que não existe uma “bala de prata”: tudo é questão de entender os valores da marca no momento do planejamento estratégico.
“Todos os trabalhos que desenvolvemos são personalizados, porque não existe um roteiro comum que funcione para todos”
Quando se fala em desenvolvimento de um negócio na indústria de jogos, é possível corrigir rumos de trajetória, caso a empresa não esteja sendo bem-sucedida? O que fazer?
AA: Sim, claro que é possível. Essa é a essência do trabalho de marketing: avaliar e corrigir rotas, com base na análise dos resultados obtidos. É preciso entender cada etapa do funil do marketing, reavaliar e mudar caminhos, se necessário, para aumentar as conversões. É extremamente comum avaliarmos projetos e vermos que determinada marca atrai muito tráfego, mas não converte em cadastros no site, por exemplo. Aí precisamos nos debruçar no processo de conversão e analisar a experiência do usuário, entendendo quais as dificuldades ou empecilhos para que essa conversão ocorra. Normalmente, propomos melhorias e os resultados começam a verter de maneira mais fluida. Outro exemplo é que em alguns casos, o processo gera muitos cadastros, mas poucos FTDs. Novamente, analisamos todo o processo, vendo onde é possível melhorar a experiência. Tornamos a medir os resultados, após implementação das mudanças. Desta forma, fica fácil entender que o marketing não se trata apenas de fazer campanhas: ele é uma visão mais profunda de todo o produto, oferta, experiência etc. Ilude-se quem acha que somente fazer campanha e publicidade é o segredo do processo de resultado de uma operação. Ater-se aos conhecimentos tradicionais do marketing é se preocupar de maneira muito mais profunda com o produto e com a experiência do público-alvo. Isso sim gera resultados.
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