Cervejas: campanhas que fizeram história

Campanhas publicitárias que fizeram história: Cervejas (parte 4)

“A boa publicidade aumenta vendas. A grande publicidade constrói fábricas”, disse William Bernbach, grande publicitário americano, fundador da lendária agência DDB. E realmente, algumas das melhores propagandas de cervejas ajudaram a aumentar o faturamento das marcas de maneira assombrosa, ampliando muito a indústria destas bebidas no país.

Natal, Reveillon, festas… Então, hoje não poderíamos deixar de falar sobre as grandes campanhas publicitárias de cervejas que fizeram história no país. Leia mais um capítulo da nossa série de posts “Campanhas publicitárias que fizeram história”. Aqui, falamos sobre as campanhas históricas no pré-advento da Internet em massa no Brasil. Nosso objetivo é inspirar e, principalmente, defender nossa causa mais importante: que a propaganda na era digital jamais perca seu foco, mantendo suas funções originais de encantar, fugir do óbvio, trazer conteúdo de qualidade e falar de fato com as pessoas.

Cerveja Antárctica. Nóis viemo aqui pra bebê ou pra conversá?

No ano de 1972, o grande compositor Adoniran Barbosa, autor de diversos sucessos do grupo Demônios da Garoa, atravessava uma difícil fase na carreira. A era de ouro do rádio tinha acabado e o personagem Charutinho, interpretado pelo artista durante 20 anos já não fazia mais sucesso.

Adoniran era amigo do publicitário e jornalista Sérgio de Andrade, conhecido como Arapuã. Os dois frequentemente se encontravam nos bares dos arredores da TV Record. Arapuã ouviu durante muito tempo os lamentos do amigo Adoniran, que pedia sempre uma oportunidade para aparecer na Record, onde Arapuã trabalhava como cronista esportivo. Até que o publicitário, que também era encarregado da criação das campanhas da cerveja Antarctica, encontrou no amigo Adoniran, a solução criativa que buscava .

Adoniran brincava sempre falando a frase “Nóis viemo aqui pra quê?”. A frase foi adaptada, dando origem ao famoso mote da Antarctica “Nóis viemo aqui pra bebê ou pra conversá?”. A ideia teve aprovação imediata da marca. O próximo passo, então. foi encarregar Adoniran Barbosa da composição do jingle da campanha.

E o famoso bordão acompanhou a Antárctica por diversas campanhas. O autor do livro biográfico de Adoniran, Celso de Campos Júnior, lançado em 2004, considerou a participação na campanha da Antárctica um momento de redenção pessoal e profissional do artista. Inclusive, o jingle foi lançado em disco, no formato compacto pela gravadora Fermata. De acordo com Celso, o disco fez muito sucesso e a imprensa celebrou o retorno de Adoniran Barbosa ao estrelato. Veja então o primeiro filme da Antarctica com o famoso jingle de Adoniran.

Brahma, a cerveja número 1

No início dos anos 90, a Antárctica era líder  de mercado de cervejas. Até então, a Brahma tinha apenas 30% de participação em um mercado bastante concorrido.  Nesta época, a Agência Fischer América foi contratada pela marca, com o objetivo de torná-la a líder, tirando o lugar de sua maior concorrente.

No início, o trabalho da Fischer não foi fácil. As pesquisas da agência detectaram que a Brahma tinha fama de ser uma cerveja muito popular e de má qualidade. Assim, o objetivo da agência era reverter a percepção negativa do público, e fazer a marca Brahma virar sinônimo de cerveja.

A ideia adotada foi criar comerciais que dessem a impressão de liderança do produto, embora a Brahma ainda não fosse líder, de fato. Também foi alterado o rótulo do produto e adotou-se o uso da caneca de chope. Para representar a pedida da cerveja ao garçon surgiu a ideia de utilização de um gesto, representando o número 1. O slogan clássico da marca passou a ser “Pensou cerveja, pediu Brahma Chopp, a número 1”. O sucesso da campanha foi enorme, e o mote da “Número 1” permaneceu com a marca até o ano de 1997. Confira um dos primeiros vídeos da campanha da “Número 1”:

Gostou da saideira? Então  continue acompanhando o Blog da Control F5 e conheça outras campanhas publicitárias que fizeram história  e encantam os consumidores até hoje. A Control F5 deseja a você um 2019 com muito sucesso e um belo brinde!

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