Big Data: recurso importante para o marketing

big data

O Big Data pode ser definido como um grande volume de dados que precisam ser processados por ferramentas específicas a fim de interpretá-los estrategicamente. A ideia é utilizar esses dados para transformá-los em informações pertinentes e valiosas com o objetivo de estruturar, de forma mais assertiva, os processos das organizações, bem como suas estratégias de marketing.

 

Atualmente, o volume de dados é algo quase que imensurável, bilhões de informações novas são geradas diariamente e no mundo inteiro, a todo momento. É só pararmos para pensar nos propulsores dessas informações como os aplicativos, televisões, celulares, como também a Internet das Coisas (IoT). O que todos esses objetos têm em comum é que todos possuem sistemas que capturam, armazenam e processam novos dados. Imagine que cada ação em qualquer plataforma conta automaticamente e é coletada para ser analisada posteriormente.

 

O conceito de Big Data contempla-se em alguns V ‘s, sendo os principais: Velocidade, Volume e Variedade. Em que o primeiro ressalta como é importante que informações sensíveis ao tempo  devam ser processadas muito rapidamente a fim de não impactar em determinado resultado. O segundo abrange a ascensão do espaço de armazenagem de dados, que vem crescendo exorbitantemente. Já a variedade refere-se à capacidade de captura de diversos formatos de dados, como texto, navegação web, vídeo, áudio, sensores, catracas, entre outros.

 

Como utilizar os dados do Big Data de forma estratégica?

A Control F5  preparou uma série de vantagens de como sua empresa pode utilizar esse grande volume de dados do Big Data para performar melhor em diversos setores, confira:

 

  • Desenvolvimento de produtos: os dados coletados em mídias sociais, mercados de teste e lançamentos antecipados podem ser muito úteis se a intenção for de interpretar essas informações a fim de criar produtos pautados nas dores dos clientes;

 

  • Manutenção precoce: dados de sensores, ano, modelo e marca dos equipamentos de automóveis podem ser utilizados com antecipação para detectar e resolver possíveis problemas funcionais;

 

  • Experiência do consumidor: as informações do Big Data também podem ser utilizadas para medir o comportamento do consumidor pautada em seus movimentos nas redes sociais, navegação em sites etc;

 

  • Machine Learning: o termo representa uma inteligência artificial bem avançada, visto que é capaz de modificar as próprias ações de forma independente, baseando-se na experiência.

 

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