Os arquétipos de marca são uma poderosa ferramenta para ajudar empresas a definir a personalidade e a voz de sua marca. Eles permitem a criação de uma identidade consistente e coerente, que ressoe com seu público-alvo e os diferencie de seus concorrentes. Neste artigo, a Control F5 auxiliará a entender como eles podem ajudar você a descobrir o DNA do seu negócio!
O que são arquétipos de marca?
Os arquétipos de marca são um conjunto de personalidades universais que têm sido usadas por empresas há décadas. Eles foram originalmente desenvolvidos pelo psicólogo suíço Carl Jung, que acreditava que certas características são comuns a todos os seres humanos. Sendo assim, elas são chamadas de arquétipos e incluem personagens como o herói, o sábio, o amante e o rebelde.
No contexto do marketing e da publicidade, eles são usados para ajudar as empresas a criar uma personalidade de marca distintiva e memorável que ressoe com seus clientes. Cada arquétipo possui uma série de traços de personalidade associados a ele. Desse modo, os profissionais se baseiam nesses traços para criar uma linguagem, um tom de voz e uma estética de marca coerentes.
Por que os arquétipos de marca são importantes?
Os arquétipos de marca são importantes porque ajudam as empresas a criar uma conexão emocional com seu público. Os clientes são atraídos por marcas que refletem suas próprias personalidades, valores e desejos.
Além disso, os arquétipos de marca podem auxiliar o seu negócio a diferenciar-se de seus concorrentes. Como muitas empresas oferecem produtos e serviços semelhantes, ter uma personalidade de marca distintiva pode ser a chave do sucesso entre ser escolhido ou ignorado pelos clientes.
Como descobrir o arquétipo de marca do seu negócio?
Existem várias maneiras de descobrir o arquétipo de marca do seu negócio. A primeira é realizar uma pesquisa com seus clientes existentes e potenciais para entender suas personalidades e valores. Você também pode analisar o perfil de seus concorrentes e estabelecer uma relação com a sua empresa.
Uma outra possibilidade é trabalhar com um especialista em marketing que possa ajudá-lo a descobrir o arquétipo de marca do seu negócio. Desse modo, a análise de mercado será realizada por especialistas capacitados.
Mas afinal, quais são os arquétipos de marca?
No total, são doze arquétipos de marca universais que as empresas podem utilizar para a criação de uma personalidade de marca. A Control F5 listou e separou as principais características que definem cada um.
- O Herói – forte, corajoso e dedicado a uma causa maior.
- O Fora da Lei – rebelde, gosta da liberdade e é desafiador das normas.
- O Mago – visionário, intuitivo e com sabedoria.
- O Comediante – divertido, irreverente e alegre.
- O Regular – confiável, honesto e busca a simplicidade.
- O Explorador – aventureiro e curioso.
- O Amante – romântico e apaixonado.
- O Criador – criativo e inovador.
- O Governante – poderoso e líder.
- O Cuidador – carinhoso e protetor.
- O Sábio – inteligente e perspicaz.
- A pessoa comum: solidário e amigável.
É importante salientar que, ao definir qual arquétipo de marca, lembre-se de alguns fatores importantes, como o público-alvo, a natureza do negócio e os valores da empresa. A escolha certa do DNA de seus negócios pode ser crucial. Por isso, muita atenção nesse processo.
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Se você está procurando criar uma personalidade de marca única e distinta, considere trabalhar com especialistas de marketing para descobrir o arquétipo de marca certo para o seu negócio!
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