Mas Afinal, o que é NoSQL?
De uma forma muito simples de ser explicada, NoSQL é uma forma de armazenamento de dados alternativos, sendo a otimização do SQL, de forma não-relacional, ou seja, oferece a opção de recuperação e armazenamento de dados em diversos formatos de tabelas, sendo estes flexíveis e aptos para redimensionamentos.
A ideia foi a criação de um banco de dados ágil e eficaz, comportando dados estruturados, semi estruturados ou até mesmo não estruturados, tudo em volumes altos.
As Vantagens de um Banco de Dados NoSQL
Desempenho Otimizado
Livre de lentidão, apresenta um desempenho notável e lida com problemas que possam ser apresentados por redimensionamentos de alto volume de dados estruturados.
Agilidade na Colocação no Mercado
As consultas para a programação orientada não necessitam de tanta preparação, podendo se livrar por fim das arquiteturas do banco de dados SQL graças à programação orientada.
Dados Aprimorados
No NoSQL você não ficará com as mãos atadas em relação a aproveitamento de volumes de dados não relacionados em formatos diferentes. Há uma grande flexibilidade na questão de aproveitamento.
Baixo Custo
Uma das melhores partes é o fato do código ser aberto e possuir várias opções, com arquiteturas expansíveis, se livrando de soluções monolíticas e caras, resultando em um custo baixo a ser investido.
A Popularidade do NoSQL na Web
De acordo com constantes pesquisas e artigos que vem surgindo, pode-se notar que a utilização e aperfeiçoamento do banco de dados NoSQL está em constante crescimento, dia após dia.
Além das vantagens já citadas acima, relacionaremos mais alguns pontos de destaque:
Altamente Escalável
Possuidor de uma escala horizontal que resulta em rapidez de processamento, há uma fácil distribuição de dados por meio de clusters, o que acaba com um dos maiores temores dos usuários: a perda de performance por conta de joins usados em dados relacionais.
Extremamente Flexível
Como falado anteriormente, achamos extremamente importante ressaltar novamente. NoSQL é intuitivo e flexível, não havendo a necessidade de modificação da estrutura realizada anteriormente para a estruturação.
Disponibilidade Crescente
Imagine um banco de dados com compartilhamento consigo mesmo, facilitando a vida dos desenvolvedores em processos confiáveis. Os dados são replicados e, caso um servidor caia, há sua réplica para o acesso. Como se fosse um “plano B” caso houvesse algum desastre e o conteúdo e performance fosse afetado.
As Plataformas de NoSQL mais Usadas Atualmente
MongoDB
Essa é certamente o que mais temos ouvido falar. Seu crescimento de armazenamento é impressionante e se encontra em colaboração com a Microsoft e a MongoLab, que falaremos em seguida.
MongoLab
O mLab é um serviço de banco de dados em nuvem, que hospeda bancos de dados do MongoDB. É executado nos provedores de nuvem Amazon, Google e Microsoft Azure.
MarkLogic
Essa empresa teve sua aparição em 2001 e vem da premissa de ser o único banco de dados destinada ao NoSQL empresarial.
Couchbase
É um recém-nascido de grande valia. Pode-se dizer que é o rival do MongoDB. Simplificou ainda mais o banco de dados de código aberto e se tornou um grande concorrente no mercado, possuindo código para edição comunitária e estável para uso comercial.
Se você procura maior flexibilidade para banco de dados, NoSQL é perfeito para seus projetos.