Estar na primeira posição do Google significa que você terá 200% mais de chances de receber um click do que o segundo colocado no resultado da pesquisa orgânica. Mais de 1/3 de todos os os cliques acontecem justamente no primeiro link. Mas para chegar até lá é importante melhorar sua autoridade de domínio (domain authority), e uma das formas de fazer isso é criando backlinks para o seu site. Entenda como e porque neste artigo.
O que é autoridade de domínio?
O algoritmo do Google e de outros motores de busca procuram determinar a ordem do resultado da pesquisa orgânica de acordo com o que ele acredita ser o mais relevante para o usuário. Um dos fatores que ajudam a melhorar o posicionamento é a autoridade do domínio (Domain Authority ou DA).
O DA é uma métrica que permite prever o posicionamento de um site desenvolvida pela Moz. A melhoria desta métrica é uma das ferramentas utilizadas para melhorar o posicionamento do site. O seu valor está compreendido em uma escala de 0 a 100, onde números mais próximos de 100 indicam uma boa autoridade de domínio – e consequentemente mais tráfego – e 0 significa baixa autoridade de domínio – e pouco tráfego, por consequência.
Assim como no caso do algoritmo do Google, o DA também é um código proprietário que, segundo a empresa, é “baseado em dados do índice web mozscape”. A empresa também aponta que o MozRank e o MozTrus são utilizados juntos com o perfil de links para determinar o DA. Num total, segundo a Moz, mais de 40 fatores são considerados para determinar a autoridade de domínio de um site. Contudo, é importante perceber que o perfil de links também influencia outras das métricas utilizadas e, portanto, é um componente chave.
Melhorando a autoridade de domínio
Segundo a Moz, a DA é uma escala logarítmica, ou seja, é uma escala matemática não linear. Na prática, o esforço para se ir do 10 ao 20 é muito menor do que elevar a pontuação de 80 a 90.
1) Gere conteúdo relevante
O conteúdo é o rei. Então, antes de mais nada, gere conteúdo relevante e rico para o usuário. Mixe elementos como textos, gráficos, fotos, links, vídeos e tudo mais. Quanto mais relevante e incrível for seu conteúdo, mais links de boa qualidade o seu site irá receber.
2) Verifique os links que apontam para seu site
O Google interpreta que um domínio confiável recebe links de muitas origens diferentes. Mas não adianta ser qualquer link: é necessário que sejam links saudáveis. Saiba que o Google proíbe explicitamente o que ele chama de “esquema de links”. Muito cuidado! Remova os links ruins.
Dica: Para auditar seus links, utilize ferramentas como o SEMRush e o Backlink Audit.
3) Gere backlinks de qualidade
Das várias estratégias disponíveis para gerar links de qualidade, uma das melhores é buscar por sites de empresas que fecharam ou não atualizam mais conteúdo e que possuem uma boa quantidade de backlinks. Esta estratégia é conhecida como “Moving Man Strategy”. Você pode conhecer um pouco mais dessa estratégia assistindo ao vídeo do Brian Dean.
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