Pesquisa para elaboração de Persona de Marketing

Guia básico de Pesquisa para elaboração de Persona de Marketing

A Persona de Marketing é um perfil baseado em pesquisas reais, que representa um cliente-alvo a quem você quer vender seu produto ou serviço.  A Persona de Marketing descreve quem são seus clientes ideais, como são seus dias, os desafios que enfrentam e como tomam decisões. A pesquisa para elaboração de Persona de Marketing é fundamental na aplicação deste conceito, que pode ajudar sua empresa a lucrar mais.

Se você já leu nosso post “Persona de Marketing para pequenas empresas” sabe que você pode fazer uma pesquisa com seus clientes, conhecidos, seguidores, utilizando os Formulários Google . O formulário de pesquisa criado no Google gera um link que você  pode compartilhar através das redes sociais, e-mail ou Whatsapp. Para tornar mais fácil esse processo, trazemos aqui um Guia básico de Pesquisa para elaboração de “Persona de Marketing” contendo um roteiro com sugestões de perguntas para você criar sua pesquisa.

Utilize o Guia de pesquisa para elaboração da Persona de Marketing como preferir

As questões podem ser adaptadas conforme a necessidade da sua empresa. Podem ser acrescentadas outras perguntas, assim como nem tudo que está aqui precisa ser perguntado. É apenas uma base para que você consiga extrair boas informações das pessoas pesquisadas e realmente conseguir um retrato personalizado da sua persona. Vamos lá.

Histórico pessoal

1. Descreva a demografia pessoal: Esses dados básicos são bastante relacionados ao conceito mais tradicional de público-alvo, muito usado no marketing mais tradicional e não perderam a importância na abordagem mesmo que a abordagem da Persona seja mais atual:

  • Qual a renda mensal?
  • Onde vive?
  • Qual a idade?
  • Tem filhos?
  • Qual o estado civil?

2. Descreva o histórico educacional: 

  • Qual a formação escolar?
  • Em qual escola/universidade estudou?
  • Qual área estudou? Seja bem específico aqui, incluindo universidade, especialidade, etc.

3. Qual é sua ocupação? E o cargo?

4. Por quanto tempo tem esta ocupação e cargo?

Hobbies

  • O que gosta de fazer no tempo livre?
  • Quais são seus interesses?

Desafios/Obstáculos

  • Quais são os maiores desafios profissionais e pessoais?
  • Preço ou tempo é uma preocupação para os objetivos que deseja alcançar?
  • Quais barreiras impedem você de alcançar suas metas?

Metas/Objetivos

  • Quais são suas metas profissionais/pessoais?
  • Como é seu equilíbrio entre sua vida profissional e vida pessoal?
  • Onde você se vê nos próximos cinco anos? Em uma nova função no mesmo setor? Em uma função completamente nova em um setor totalmente diferente?
  • Suas metas mudaram nos últimos três anos?

Apure seus resultados, construa sua persona

Baseando-se nas respostas mais frequentes, crie um perfil único. Se você formatou sua pesquisa com questões de múltipla escolha, a plataforma do “Formulários Google” já apura os resultados automaticamente, inclusive com gráficos e porcentagens. Caso faça uma pesquisa com perguntas de resposta livre, também é possível avaliar os dados de forma organizada. A seguir, organize os dados apurados em um mapa assim:

mapa persona

 

Se você não tem tempo para agora elaborar uma pesquisa assim, não se preocupe. Procure conversar com seus clientes e com pessoas próximas. Mas, anote tudo: pergunte sobre profissão, o que ele gosta de fazer, quais são seus problemas, seus sonhos, por que escolheu comprar de você.

Dependendo do tamanho do seu negócio, a elaboração da persona pode inicialmente ser algo mais simples. Mas, lembre-se que a Persona de Marketing vai ajudar você a descobrir formas personalizadas de falar com seus clientes e atrair novos leads através dos conteúdos que você cria. Assim, conforme o tempo e suas necessidades, vale a pena refinar suas pesquisas e detalhar cada vez melhor a Persona do seu cliente.

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