E inegável que as mudanças no comportamento do consumidor impulsionadas pela democratização do acesso à tecnologia e crescimento constante da oferta de banda larga demanda a utilização de técnicas mais eficientes para se comunicar com este consumidor em seu ambiente digital. Para atender a essas demandas surge o marketing digital. Neste artigo abordaremos as diferenças entre o marketing tradicional e sua versão digital.
Marketing tradicional
O marketing tradicional utiliza-se de veículos off-line para se comunicar com os clientes. Rádio, televisão, produtos impressos, jornais, revistas, entre outros. A abordagem do marketing tradicional geralmente é focada para alcançar maior visibilidade e atingir um público mais amplo.
A abordagem tradicional continua se mostrando efetiva para muitas empresas, dentre as vantagens dessa abordagem vemos:
- Grande alcance e visibilidade: Os métodos tradicionais podem chegar a lugares onde a internet não chega. Seja através de rádio, mídia impressa ou TV, é possível atingir uma quantidade massiva de pessoas, ampliando a percepção da marca.
- Público alvo de maior idade: As pessoas mais velhas possuem uma relação de confiança melhor estabelecida com os meios tradicionais de marketing, desta forma, campanhas tradicionais são mais efetivas para este público.
- Duração: As mídias impressas, por exemplo, podem ficar por vários dias disponíveis na casa ou escritório de alguém. Revistas, por exemplo, podem ficar por meses e até anos em um consultório.
- Visibilidade online: Campanhas bem desenvolvidas têm potencial para gerar tráfego orgânico nas redes sociais.
No marketing tradicional também é possível atingir nichos específicos. Isso é feito através de mídia de bairro (como jornais, displays e afins), revistas segmentadas, materiais impressos distribuídos em locais ou ocasiões específicas.
Marketing digital
Tecnicamente, marketing digital corresponde às ações de marketing realizadas no ambiente online, em sites, blogs, mídias sociais ou outros meios digitais. Dentre as inúmeras vantagens do marketing digital se destacam a alta capacidade de segmentação (é possível atuar exatamente no nicho que se escolhe) e o baixo custo em relação aos mecanismos do marketing tradicional. Confira outras vantagens:
- Rápido e mensurável: Na internet é possível perceber os resultados instantaneamente e através das medições determinar o que está e o que não está funcionando, para atuar quase que instantaneamente.
- Grande alcance e poder de viralização: A internet praticamente não tem fronteiras. Além disso, campanhas bem executadas possuem poder de viralização, que amplia o poder de alcance e visibilidade.
Desenvolver o marketing digital, contudo, exige uma grande compreensão de cada elemento para que as campanhas aconteçam de forma efetiva. Enquanto na mídia tradicional as campanhas podem se valer de um único canal, no ambiente digital uma ação geralmente é multicanal. Marketing de conteúdo, SEO, blog, Facebook, Instagram, Landing Pages dentre outros devem estar em sincronia para um melhor resultado. O ponto mais importante é desenvolver um plano adequado de marketing digital.
Conclusão
Tanto o marketing tradicional quanto o digital são aplicáveis de acordo com as necessidades. É preciso avaliar quais os objetivos e o budget disponível. Independente da escolha, é muito importante planejar a ação junto à sua consultoria de marketing.